Aeroportos enfrentam operação padrão da Polícia Federal nesta quinta-feira

SÃO PAULO - Policiais federais prometem realizar nesta quinta-feira a chamada operação padrão em três aeroportos do País. Durante o dia, as vistorias a malas e documentos de quem desembarcar em Brasília, Porto Alegre e nos dois aeroportos de São Paulo devem ser mais rígidas e demoradas que o comum. O objetivo é chamar a atenção para reivindicação da categoria que pede o reenquadramento de terceira para segunda classe de policiais efetivados em 2005. Não estão descartadas operações do mesmo tipo nas fronteiras do País.

Bruno Rico, iG São Paulo |

Além das operações padrão, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) afirma que os policiais de delegacias e superintendências do País vão ficar paralisados. A decisão teria sido tomada em assembléia geral da categoria.

A assessoria da Fenapef afirma que, em 2004, houve um concurso para preenchimento de cargos de segunda classe na Polícia Federal, mas, em 2005, ainda durante a seleção relativa a 2004, a lei número 11.095 teria criado a terceira classe fazendo com que os policiais entrassem em um posto inferior àquele que disputaram. O fato teria prolongado o tempo para que o policial ascenda na carreira.

O presidente da Fenapef, Marcos Vinício Wink, afirmou que já há entendimento favorável à reivindicação no ministério da Justiça, mas reclama do ministério do Planejamento. O ministro [da Justiça] Tarso Genro comprou nossa briga. Mas o [ministro do planejamento] Paulo Bernardo não faz a coisa andar.

Leia mais sobre: Polícia Federal

    Leia tudo sobre: grevegreve da pfpolícia federal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG