Aeronave da FAB desaparece entre Acre e Amazonas

O Comando da Aeronáutica informou que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na manhã desta quinta-feira entre os Estados do Acre e do Amazonas. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), sete técnicos do órgão e quatro tripulantes voavam da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, para a cidade de Tabatinga, no Amazonas, para realizar trabalhos em comunidades indígenas.

Bruno Rico, iG São Paulo |

De acordo com a FAB, a aeronave decolou às 8h30, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB estão realizando as buscas.

A assessoria da Funasa no Acre informou que os sete técnicos de enfermagem da equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena se dirigiam para o município de Atalaia do Norte, no Amazonas, para realizar a Operação Gota, na qual índios são vacinados.

Divulgação
Imagem de arquivo da FAB da aeronave C-98 Caravan
Imagem de arquivo da FAB de uma aeronave C-98 Caravan

Para as buscas, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que a aeronave C-105 Amazonas decolou de Manaus com dois médicos, dois enfermeiros, além de 32 militares da equipe de resgate. Os dois helicópteros H-60 estão realizando voos de padrão na região. Uma aeronave de reconhecimento R-99 também apoiará os trabalhos.

A Força Aérea Brasileira informou que montará uma base para operações de buscas na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre.

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave desaparecida, uma C-98 Caravan, é desenvolvida para o transporte de pequenas cargas e passageiros em pequenas distâncias. A aeronave tem capacidade para um tripulante e 14 passageiros, atinge velocidade máxima de 341 quilômetros por hora e pode voar por 2.000 quilômetros sem interrupções.

Leia abaixo a nota oficial da FAB:

"O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan desapareceu na manhã de hoje quando realizava um voo entre as localidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave tinha 11 pessoas a bordo e estava em apoio a missão de vacinação do Ministério da Saúde.

Uma aeronave C-105 Amazonas decolou de Manaus com dois médicos, dois enfermeiros, além de 32 militares da equipe de resgate. Dois helicópteros H-60 estão realizando voos de padrão na região. Uma aeronave de reconhecimento R-99 apoiará os trabalhos de busca.

A Força Aérea Brasileira montará a base das operações de buscas na cidade de Cruzeiro do Sul (AC).

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"

Mapa da região que seria sobrevoada pelo avião da FAB


Visualizar Aeronave da FAB desap­arece entre Acre e Amazonas em um mapa maior

Leia mais sobre: aeronave

    Leia tudo sobre: acreaeronáuticaamazonas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG