Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada nesta quinta-feira em Belo Horizonte. No discurso de abertura, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), fez um pronunciamento à população sob gritos de Aécio presidente!. Ele agradecia a presença de diversas autoridades, inclusive a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provável candidato tucano à presidência. Ainda no discurso, Aécio afirmou que a solenidade pode ser a última situação em que fala aos mineiros como governador." / Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada nesta quinta-feira em Belo Horizonte. No discurso de abertura, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), fez um pronunciamento à população sob gritos de Aécio presidente!. Ele agradecia a presença de diversas autoridades, inclusive a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provável candidato tucano à presidência. Ainda no discurso, Aécio afirmou que a solenidade pode ser a última situação em que fala aos mineiros como governador." /

Aécio promove festa mineira e constrange Serra

A http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/02/27/50+anos+depois+de+brasilia+belo+horizonte+inaugura+cidade+administrativa++9410747.htmlCidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada nesta quinta-feira em Belo Horizonte. No discurso de abertura, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), fez um pronunciamento à população sob gritos de Aécio presidente!. Ele agradecia a presença de diversas autoridades, inclusive a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), provável candidato tucano à presidência. Ainda no discurso, Aécio afirmou que a solenidade pode ser a última situação em que fala aos mineiros como governador.

Tales Faria, enviado a Belo Horizonte |

Presente no evento, o deputado federal Ciro Gomes comentou a situação embaraçosa criada entre os dois governadores do PSDB. "Eu achei natural gritarem Aécio presidente, mas um pouco indelicado. Se fosse governador, pediria que parassem".

AE
asd
O governador José Serra, o vice-presidente José Alencar e Aécio Neves / AE

"Não é uma guerra entre Minas e São Paulo. É uma guerra entre PSDB velho e novo, entre PSDB amplo e estreito", completou Ciro, que não tem poupado José Serra de críticas em suas declarações.

A solenidade foi marcada por homenagens aos presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, e a mineiros que fizeram parte da história do Estado. Ainda participaram da inauguração o vice-presidente da República, José Alencar, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, governadores de Estados, deputados federais e estaduais, além de diversas personalidades políticas e culturais de todo o País.

Durante a solenidade, o governador foi homenageado pelos funcionários que construiram o complexo de prédios da Cidade Administrativa. Ele recebeu um capacete autografado por diversos trabalhadores.

Ouça trechos da entrevista com Aécio Neves:


No evento, é grande o clima de animosidade em relação a São Paulo. Nesta quarta-feira, o jornal "Estado de Minas" publicou um editorial em defesa da candidatura de Aécio.

O ex-presidente Itamar Franco também deu declarações no mesmo sentido. "Os paulistas estão paralisando o processo político eleitoral", disse.

Divulgação
Autoridades durante a inauguração da cidade administrativa

"Hoje o PSDB está sem candidato. Eles não estão entendendo Minas Gerais. Aqui não vejo nem a Dilma nem Serra com muitos votos". Para ele, o PSDB deveria propor uma chapa com Aécio como candidato a presidente e Serra como vice. Minas quer ser protagonista.

Saiba mais sobre eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG