Aécio e Serra chegam a consenso sobre viagem e prévia

Em um encontro reservado na noite de ontem em Belo Horizonte, os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) acertaram alguns pontos do processo de escolha do candidato tucano à Presidência em 2010. Serra aceitou participar de viagens pelo País com o mineiro, que cedeu aos argumentos do paulista e concordou que as prévias - caso não haja um acordo - sejam realizadas entre os meses de dezembro deste ano e fevereiro do próximo.

Agência Estado |

"Fui sensível aos argumentos do governador Serra, que acha que, principalmente no seu caso, um governador de primeiro mandato, antecipar muito esse calendário traria para ele algum desconforto", disse hoje Aécio, após se reunir com a bancada estadual do PSDB, no Palácio da Liberdade.

O governador paulista demonstrava pouco entusiasmo com a proposta de viagens conjuntas lançada por Aécio. Este, por sua vez, defendia que a eventual consulta interna fosse realizada em outubro, novembro ou, no máximo, em dezembro. O mineiro espera já a partir de maio iniciar o périplo pelo País. A ideia é que seja realizada pelo menos uma viagem por mês, algo que Serra considerou "razoável", informou Aécio. "Obviamente numa velocidade que não comprometa as nossas responsabilidades fundamentais de governar", disse.

Para o governador de Minas Gerais, as viagens servirão também para dar um "start", iniciar a construção de palanques regionais e ampliar as negociações com outras legendas nos Estados. "E dá visibilidade ao partido, é uma forma adequada, correta, de nós nos contrapormos à movimentação que o governo federal continuará fazendo."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG