Adriana Varejão mostra sua nova produção em São Paulo

SÃO PAULO - A partir desta quinta (12), São Paulo voltar a receber obras de Adriana Varejão. A galeria Fortes Vilaça, na Vila Madalena, expõe até o final de dezembro uma amostra da nova produção da artista plástica carioca. A entrada é gratuita.

Augusto Gomes, iG São Paulo |


São apenas cinco pinturas, em forma de pratos fundos com um metro e meio de diâmetro, pintados na frente e no verso. As imagens, a princípio, não parecem fazer parte do universo de Varejão: seres míticos, praias e mares, frutas e castelos de areia.

Divulgação
Obra de Adriana Varejão exposta na Fortes Vilaça

O ponto de partida das obras é a produção de Bordalo Pinheiro, artista português do final do século 19. Assim como fez com os azulejos portugueses na série Azulejões, aqui Adriana novamente apropria-se dos temas e amplia a escala da sua fonte de inspiração.

Outra característica da obra de Bordalo Pinheiro que é interpretada por Varejão é a tridimensionalidade. No quadro "Mãe d'Água', por exemplo, há jabuticabas maduras sobre a pintura de uma sereia negra com um menino no colo, cercada por seres marinhos.

A exposição acontece no momento em que o maior livro já feito sobre a obra de Varejão é finalizado. O volume, a ser publicado pela editora Cobogó, documentará sua obra desde o início da carreira até os trabalhos desta exposição. O lançamento está previsto para 2010.

Divulgação
Obra da artista plástica Adriana Varejão

Serviço

Adriana Varejão na Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena
De 12 de novembro a 22 de dezembro
Terça a Sexta, 10h às 19h; Sábados, 10h às 17h
Entrada gratuita

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG