Adotar hábitos saudáveis ajuda controlar ansiedade

Comida é válvula de escape para grande parte dos ansiosos. Devorar tudo o que estiver pela frente, porém, não resolve o problema e pode levar ao ganho de peso.

Agência Estado |

Mas, evitando a compulsão, é possível tirar proveito de alguns alimentos que parecem ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade. É importante, no entanto, diferenciar entre o ansioso permanente e aquele que sofre momentaneamente com o problema, além de adotar hábitos saudáveis para manter longe a inquietude.

“O ansioso vive uma apreensão por suspeitar ou prever algo ameaçador”, explica a psicóloga Andreza Cristina Pirillo. A ansiedade é acompanhada da tensão e ocorre principalmente em situações de frustração, em que a pessoa se sente incapaz para uma tarefa. Também ocorre em situações de conflito, que exigem tomada de decisão. A diferença entre ser e estar ansioso pode ser observada pelos sintomas e a situação. O ansioso tem sintomas mais frequentes de inquietude, sudorese, taquicardia, boca seca, insegurança e dificuldade de ação. Já o quadro passageiro, com alguns desses sintomas, ocorre quando a pessoa passa por uma situação difícil de administrar.

Descontar na comida é inadequado, afirma Andreza. “Os ansiosos procuram algo que traga alívio e procuram tampar um buraco emocional com a comida, sendo que o remédio seria o tratamento psicológico.” Mas, alguns alimentos parecem de fato ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade, já que atuam no chamado hormônio do bem-estar, a serotonina.

A nutricionista Juliana Pellizon Motta recomenda o consumo de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, presente no arroz e no pão integrais, soja, nozes, tâmara e lentilha. O gastroenterologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro José Figueiredo Penteado indica também verduras e frutas. Comer chocolate também traz alívio. “Com a ingestão de carboidrato, ganha-se na liberação de serotonina, que melhora o humor”, explica Juliana.

Sem se empanturrar de comida para aliviar momentaneamente a ansiedade, melhor é manter alimentação e hábitos saudáveis. “Para quem não pode praticar atividade física, sugiro uma leitura, um filme, fazer relaxamento respiratório e, principalmente, jamais desistir de si”, afirma Andreza. Acupuntura, ioga, massagem e terapias alternativas também podem ajudar. Se a ansiedade estiver atrapalhando a qualidade de vida, deve-se buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica para iniciar o tratamento.

Andressa Zanandrea

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