Adolescente é detida em Copacabana com fuzil e munições na mochila

RIO DE JANEIRO ¿ Uma adolescente de 15 anos foi detida por policiais militares na manhã desta quinta-feira em um dos acessos ao morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio, com um fuzil e munições escondidos dentro de uma mochila. A menor foi abordada na rua Sá Ferreira e estava usando um uniforme escolar.

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

De acordo com a PM, soldados do 19º BPM (Copacabana) pararam a jovem ao desconfiarem da sua atitude. Com ela, também foram detidos outros dois homens que teriam obrigado a adolescente a esconder o fuzil e as munições.

Em depoimento, a menina informou que estava levando a arma para o morro da Chatuba, na Penha, zona norte da cidade. O caso foi registrado na 13ª DP (Ipanema). A jovem foi encaminhada para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Também nesta quinta-feira, soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontraram no morro Pavão-Pavãozinho uma central clandestina de distribuição de sinal de TV a cabo. Uma casa da comunidade abrigava codificadores, fios e anotações de clientes.

No alto do morro, no meio da mata, os policiais também encontraram armas e munições enterradas. Entre o material encontrado estavam granadas e duas submetralhadoras de uso exclusivo das Forças Armadas.

Ocupação

A Polícia Militar iniciou na última segunda-feira a ocupação dos morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho , na zona sul do Rio. A ação tem com objetivo instalar Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) nessas comunidades.

No primeiro dia, dois supostos traficantes foram presos e uma pistola e duas granadas foram apreendidas . Um filhote de jacaré foi encontrado por soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no alto do morro Pavão-Pavãozinho e levado para o jardim zoológico.

No segundo dia de operação, bandidos das favelas ocupadas promoveram uma tarde de terror em Copacabana em reação à ação policial na região. Uma lanchonete foi assaltada, houve troca de tiros e uma bomba caseira foi arremessada contra PMs. No início da noite, um ônibus da linha 127 (Copacabana-Rodoviária) foi incendiado , mas ninguém ficou ferido.

Nesta quarta-feira, criminosos atacaram outro ônibus em Copacabana com artefatos explosivos . O coletivo da linha 455 (Copacabana-Méier) não transportava passageiros no momento do ataque. No mesmo dia, policiais do Bope apreenderam no morro do Cantagalo uma grande quantidade de armas, drogas e munições.

Leia mais sobre: violência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG