Adoção de crianças é tema de reportagens especiais do iG

O Brasil começou a montar em 2008 o seu Cadastro Nacional de Adoção. É um instrumento que pretende dar racionalidade e ordem a um drama social dos mais complexos. Por um lado, a existência de milhares de crianças vivendo em abrigos, sem pais, à espera de pessoas dispostas a adotá-las. Por outro, milhares de pessoas dispostas a adotar crianças, mas nem sempre capazes de encontrar exatamente o que estão procurando.

Redação |

No esforço de destrinchar os meandros desse mundo, Mauricio Stycer, repórter especial do iG, apresentou ao longo da semana uma série de textos sobre adoção.

Na primeira reportagem , descreve-se a rotina na Vara de Infância de Santo Amaro, a maior de São Paulo, onde o juiz Iasin Issa Ahmed concede uma adoção por dia, em média, e lida problemas graves, como adoções ilegais, abandono e devolução de crianças já adotadas.  

Em seguida, a série tratou do problema da adoção de crianças a estrangeiros . Hoje, com controles cada vez maiores, no sentido de evitar o tráfico internacional de crianças, a adoção é ainda mais lenta. Por outro lado, os estrangeiros aceitam com mais facilidade adotar crianças rejeitadas por brasileiros: grupos de irmãos, maiores de 7 anos, às vezes com problemas de saúde, negros ou mulatos.

Alisson Louback
O ator Marcelo Antony, pai de um casal de crianças adotadas
O ator Marcelo Antony, pai de um
casal de crianças adotadas
A trajetória da apresentadora Astrid Fontenelle , que adotou este ano um bebê, foi o tema da terceira reportagem da série, na qual se relata como ela, depois de tentar a adoção em São Paulo, optou por ir a Salvador, onde foi mais bem-sucedida. 

Na sequência, o ator Marcello Antony , pai de um casal de crianças adotadas, falou da sua emoção como pai, criticou o egoísmo de pais que pensam mais em si do que nas crianças abandonadas e revelou que é uma espécie de garoto-propaganda da adoção.

Por fim, na última reportagem da série , selecionamos alguns dos muitos depoimentos dos internautas. Dramas e alegrias do mundo da adoção revelados com muita emoção pelos leitores.

    Leia tudo sobre: adoção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG