Adams toma posse como novo Advogado-Geral da União

BRASÍLIA ¿ O novo Advogado-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, tomou posse na manhã desta sexta-feira. Adams vai substituir José Antônio Dias Toffoli, que assume ainda hoje uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ex-ministro Carlos Alberto Menezes Direito, morto no dia 1º de setembro.

Christian Baines, repórter em Brasília |

Presente na cerimônia de posse, no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com a semelhança entre seus nomes. Primeiro, de um Silva a um Adams, depois de um Luiz Inácio a um Luís Inácio. Daqui a pouco, vão pensar que eu indiquei um filho meu para a AGU, iniciou seu discurso.

Procurador da Fazenda Nacional desde 1993, Adams, de 44 anos, será o primeiro advogado público de carreira a ocupar o comando da Advocacia-Geral da União (AGU). 

Justamente por isso, Toffoli classificou a nomeação como um momento histórico.  Pela primeira vez, a AGU vai ser conduzida por um integrante de carreira, disse durante a cerimônia. [A AGU] Está em excelentes mãos. Entendo que se eu pudesse deixar aqui um conselho a sua gestão, diria para nunca deixar de olhar os humildes e os pobres. A AGU existe para o cidadão e não para si mesma, completou.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, ele foi ainda Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Consultor Jurídico do mesmo ministério.

Leia mais sobre Lucena Adams

    Leia tudo sobre: adamsaguposse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG