Acusado de matar Daniel Duque vai a júri popular em outubro

RIO DE JANEIRO - O soldado da Polícia Militar Marcos Parreira do Carmo, apontado como o autor do disparo que matou o estudante Daniel Duque, em junho deste ano, em frente à boate Baronetti, em Ipanema, zona sul da cidade, durante um confronto de dois grupos de jovens, será levado a júri popular. A decisão foi dada nesta quinta-feira pelo juiz Sidney Rosa da Silva, do 3º Tribunal do Júri da Capital. Como o Ministério Público e a defesa do réu renunciaram aos seus prazos de recurso, o juiz marcou o julgamento para o dia 30 de outubro.

Redação |

A decisão foi anunciada ao final do segundo dia da audiência realizada para tomar os depoimentos das testemunhas de acusação e de defesa.

Reprodução
Daniel foi morto na porta da boate
O Ministério Público, que denunciou o PM por homicídio simples, reafirmou, em suas alegações finais, a necessidade de se levar o acusado para o júri popular. Inusitadamente, a defesa do policial, que na noite do crime fazia a segurança do estudante Pedro Velasco, filho da promotora Márcia Velasco, concordou com a pronúncia, alegando estar tranqüilo quanto ao fato de o julgamento ser feito pelo povo.

De acordo com o juiz Sidney Rosa, nesta fase processual, cabe ao magistrado tão somente a verificação da existência da materialidade e de indícios suficientes de autoria. A materialidade, segundo ele, ficou demonstrada pelo laudo cadavérico. Quanto à autoria, o réu apresentou a sua versão verificando-se duas teses: uma de acidentalidade e outra de legítima defesa.

"Por outro lado, como bem disse o MP, há também nos autos outras versões. Assim sendo, havendo mais de uma versão e tendo elas não se amoldado aos pedidos das partes, cabe ao conselho de jurados a análise das teses apresentadas", ressaltou o juiz.

Como o soldado é primário, possui bons antecedentes e não trouxe qualquer prejuízo para a instrução criminal, o juiz Sidney Rosa concedeu-lhe o direito de permanecer em liberdade até o julgamento.

Veja também:

Leia mais sobre: Daniel Duque

    Leia tudo sobre: daniel duquejúri popularrio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG