Acre e municípios do Amazonas e Pará mudam de fuso horário

ACRE ¿ A partir da 0h desta terça-feira, os moradores dos Estados do Acre, Amazonas e Pará adiantarão seus relógios em uma hora para se ajustar ao novo fuso horário da região. Com a mudança, sancionada em projeto de lei pelo presidente Lula, a diferença de horário do Acre para Brasília cairá de duas para uma hora.

Redação |

A medida foi sancionada pelo presidente no dia 24 de abril, por unanimidade, e publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com ela, o todo o Estado Amazonas, que tinha seis municípios com duas horas de diferença para Brasília, ficará com uma hora a menos que a capital. Já o Pará ficará com o mesmo fuso horário que o resto do País. Antes da mudança, tinha uma hora a menos.

A alteração no fuso horário foi defendida pelo senador Tião Viana (PT) no Congresso Nacional. De acordo com ele, a mudança visa corrigir um erro histórico que durou mais de 90 anos. Um dos objetivos do projeto é permitir maior integração com o sistema financeiro do País, as comunicações e o transporte aéreo.

Ele citou os exemplos da China e da Europa, que tinham diversos fusos horários e optaram por unificar os ponteiros dos relógios em apenas um fuso, para facilitar a vida de suas populações. Além disso, o senador afirmou que a mudança vai diminuir a emissão de gás carbônico das usinas térmicas que atendem a região e vai reduzir a conta elétrica dos municípios contemplados.

Leia mais sobre: fuso horário

    Leia tudo sobre: acre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG