Acidentes com jet skis causam ao menos uma morte por mês no Nordeste

Levantamento feito pelo iG mostra que nos últimos 14 meses, 15 pessoas morreram e maioria dos acidentes tem vítima fatal; 'condutores de jet skis se transformaram em inimigos'

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

Dois dias após um  jet ski atingir e matar Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, em Bertioga, litoral sul de São Paulo , dois jovens também perderam a vida no Nordeste em decorrência de acidentes com esse mesmo tipo de embarcação. E, antes deles, ao menos outros 13 morreram desde o início do último verão.

Leia também: Após acidentes com jet ski, Marinha muda regras para tirar habilitação

O iG fez um levantamento nas capitanias dos portos do Nordeste brasileiro e contabilizou 15 mortes ao longo dos últimos 14 meses, em sete dos nove Estados nordestinos.

As capitanias nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte registraram, ao todo, 20 acidentes envolvendo jet skis de dezembro de 2010 a fevereiro de 2012. Assim, na maioria dos 20 acidentes houve morte (15).

Vídeo: Turista morre atropelada por jet ski no RN

Além das mortes, nove pessoas ficaram feridas. Um dado chama atenção no levantamento: na maioria dos casos com mortes, as vítimas pilotavam os veículos e morreram afogadas, e não devido a choques, a exemplo do que houve na praia de Guaratuba, em Bertioga .

Fernanda Simas
Jet ski que atingiu e matou menina de três anos

Mortes nos Estados

O Ceará tem uma das menores frotas de embarcações de esporte recreio do Nordeste. Entre lanchas e jet skis, são dois mil veículos. Contudo, é o Estado que registrou o maior número de vítimas fatais desde o verão passado.

Em 2011, foram quatro e neste ano uma jovem de 18 anos morreu afogada após cair de um jet ski no rio Catu, município de Aquiraz, na região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o chefe de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos no Ceará, capitão Reinaldo Cerqueira, todos estavam sem colete salva-vidas.

Saiba mais:

Adolescente confessa que ligou e montou no jet ski que matou menina

Mãe de adolescente que pilotava jet ski pode ser processada por fugir

Para advogado da família de menina morta por jet ski, suspeito deve ir à 'Febem'

Veja imagens de criança antes de ser atingida por jet ski em Bertioga

Prefeitura proíbe aluguel de jet ski no Guarujá

“Quando a Marinha está perto, o motonauta usa o colete, anda devagar, não faz manobras arriscadas. Mas quando a fiscalização se afasta, começam as imprudências”, diz capitão Cerqueira. Atualmente, quatro equipes, formadas por quatro marinheiros cada, fiscalizam as praias, lagoas e rios do Estado. No interior, onde existem muitos açudes, o Corpo de Bombeiros atua em parceria com a Marinha.

A Bahia tem a maior frota de jet skis do Nordeste. São 2.260 registrados na capitania. Nas águas baianas, ocorreram três acidentes no período pesquisado, com duas mortes e um ferido.

O caso mais recente ocorreu no último dia 13 de fevereiro, quando a colisão entre uma lancha e um jet ski matou um homem e feriu gravemente uma criança, em Salvador, no Porto da Barra, próximo a uma marina.

“Os condutores de jet skis se transformaram nos maiores inimigos da inspeção naval”, analisa o capitão dos Portos de Alagoas, André Pereira Meire.

O Estado tem 1106 dessas embarcações e registrou dois acidentes com três feridos na Operação Verão 2010/2011. Hoje, o Brasil tem 65.134 jet skis inscritos.

Capitão Meire chama atenção para o ritmo com que crescem os números de novas embarcações e habilitações a cada ano. Em 2010, a Capitania de Alagoas inscreveu 41 novos jet skis. Em 2011, já foram 85. As habilitações para motonauta amador somaram 92 em 2010 e 226 em 2011. “Eu tenho 250 quilômetros de orla para cuidar. Então vou me concentrar nos pontos focais”, pondera.

Sul

Em 2010, na Região Sul do País, foram registrados ao menos seis acidentes com jet skis com duas mortes. Em 2011, o número de acidentes aumentou para nove e duas pessoas morreram.

* Colaborou Denise Motta, iG Minas Gerais

    Leia tudo sobre: jet skiacidentesmortesnordeste

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG