rebatizada de gripe A H1N1), afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao RJTV, da TV Globo, que não desconfiou que tinha a doença logo depois de chegar do México. Como eu tinha vindo de Cancún, tomado sol todo dia, pensei que era insolação, disse." / gripe suína no Rio - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1), afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao RJTV, da TV Globo, que não desconfiou que tinha a doença logo depois de chegar do México. Como eu tinha vindo de Cancún, tomado sol todo dia, pensei que era insolação, disse." /

Achei que estava com insolação, diz paciente infectado por gripe suína no Rio

RIO DE JANEIRO - O paciente que está há nove dias internado no Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, por causa da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1), afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao RJTV, da TV Globo, que não desconfiou que tinha a doença logo depois de chegar do México. Como eu tinha vindo de Cancún, tomado sol todo dia, pensei que era insolação, disse.

Redação |

O jovem, de 21 anos, deve ter alta na quarta-feira. Ele contou que, após chegar de viagem, sentiu o corpo quente, mas não estava com sintoma nenhum. "No domingo (3) encontrei meus amigos, e na segunda-feira (4) já acordei com tosse e nariz entupido".

Ao responder se essa foi a gripe mais forte que teve, ele disse:
"Eu fiquei até um pouco assustado quando me deram a notícia, pois não senti nenhum sintoma muito forte. Minha febre foi de no máximo 38º C. Não tive mal-estar nem dor de cabeça", afirmou.

O rapaz afirma que não tem mais nenhum sintoma nem febre, e que aguarda apenas receber a alta médica. 

Surpresa

A psicóloga de 47 anos contaminada pelo vírus da "gripe suína" após viajar com o marido para a Europa também sentiu os sintomas no Brasil.  Em entrevista ao jornal "Zero Hora", a paciente, que mora no Rio Grande do Sul, disse que não sabe como ocorreu a contaminação.

"Não tenho ideia, andei de metrô, de ônibus e de barco por 15 dias. Pode ter sido em qualquer lugar", afirmou. Ela se surpreendeu com o diagnóstico. "Foi uma surpresa. O médico disse que havia 99,9% de chance de não ser."

Na semana passada, ela e o marido visitaram a Alemanha, a Itália, a República Tcheca e a Suécia. Na volta, fizeram escala em Madri, São Paulo e voltaram para Porto Alegre.

Casos

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, até o momento, há 29 casos em monitoramento, em 10 Estados. 168 casos já foram descartados.

O Ministério da Saúde acompanha ainda 32 casos suspeitos de "gripe suína" no País. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (14), Distrito Federal (4), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (4), Ceará (1), Paraná (2), Rondônia (1), Alagoas (2) e Minas Gerais (2). Oito casos da doença já foram confirmados, nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

Leia também:



Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG