Abril Vermelho do MST em PE deve ter início domingo

As primeiras ocupações de terra previstas para o Abril Vermelho 2010, em Pernambuco, devem ter início no domingo, estendendo-se até pelo menos o dia 23. O ápice da mobilização, que este ano se propõe radicalizada, de acordo com o líder regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Jaime Amorim, será no dia 17, quando acampados e assentados ligados ao movimento prometem acampar no pátio externo da sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no Recife, por tempo indeterminado.

Agência Estado |

O local foi escolhido por uma questão logística. "Fica perto da entrada da cidade, facilita as ações previstas para a capital", afirma Amorim, ao antecipar que, a partir da Chesf, os manifestantes pretendem fazer ocupações de órgãos estaduais de agências do Banco do Nordeste e Caixa Econômica e da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife. Além de ocupações de terra, no interior também estão previstas ocupações de sedes de algumas prefeituras. Não foram divulgadas quais prefeituras.

A mobilização, que se anuncia mais forte que em anos anteriores, é a reação a uma "pauta represada" por reforma agrária, observa o líder regional. "No ano passado, apenas 70 famílias foram assentadas em todo o Estado de Pernambuco", afirma. "A situação é desastrosa."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG