Globo e Record Internacional logo vão ganhar um concorrente. O grupo Abril vai lançar um canal que pretende levar a cultura brasileira para o exterior.

Calma, nada de novela, futebol, nem carnaval. O canal, cujo nome é mantido em sigilo pela empresa, vai investir no estilo de vida de um Brasil pop, sofisticado, um lado que poucos países conhecem.

"Vamos mostrar nossa moda, design, arquitetura, gastronomia e música. É um Brasil mais para os formadores de opinião lá fora", explica o diretor-geral dos canais Abril, André Mantovani. "Nossa idéia é dar espaço para gente como Alex Atala, os grafiteiros Os Gêmeos, é um Brasil moderno, pop e que funciona." Segundo Mantovani, o canal já tem distribuição acertada com uma operadora de TV americana, e negocia com outras empresas internacionais.

"Já existe demanda. Nossa idéia é distribuí-lo nas principais metrópoles como Nova York, Paris, Tóquio", fala o diretor. "Mas não é canal para brasileiros lá fora. Nossa idéia é encantar o público de outros países com nossa cultura. Vamos dividir a programação com produções independentes brasileiras, documentários bons sobre o Brasil, desenhos animados nacionais que nunca passaram aqui e produções nossas."

Admitindo o tamanho de sua pretensão, Mantovani acredita que a novidade será tão impactante quanto o lançamento da MTV Brasil.

Enquanto aguarda o lançamento, o diretor festeja um ano dos canais Fiz e Ideal, também da Abril, e negocia a entrada deles na Net até dezembro. "Em repercussão e conteúdo, os dois canais foram além de nossas expectativas. Já em anunciantes, temos parceiros, mas o mercado ainda está naquela de esperar para ver no que vai dar." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.