ABL escolhe nesta quinta seu novo ¿imortal¿; Ziraldo está entre os candidatos

RIO DE JANEIRO ¿ A Academia Brasileira de Letras (ABL) elege nesta quinta-feira (21), às 16h, o substituto da cadeira número 23, que pertencia à escritora Zélia Gattai, falecida em maio. A disputa, com 19 postulantes ao título de ¿imortal¿ e ao posto que já foi de Machado de Assis, é a mais acirrada da história da ABL, com número recorde de concorrentes.

Redação |

Entre os principais candidatos, estão o cartunista e escritor Ziraldo ("O Menino Maluquinho"), o escritor Antônio Torres (Essa Terra), o jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta (Sete Noites com os Clássicos), a historiadora Isabel Lustosa (D. Pedro I: um Herói Sem Nenhum Caráter) e o ensaísta e crítico literário Fábio Lucas (O Poeta e a Mídia).

Segundo a assessoria da ABL, a votação secreta começa às 16h e deve se estender por uma hora, embora, caso a disputa seja apertada, ela possa se prolongar.

Os outros concorrentes são Blasco Peres Rego, Embla Rhodes, Felisbelo da Silva, João Carlos Zeferino, Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça, José Paulo da Silva Ferreira, Marcelo Henrique, Marco Aurélio Lomonaco Pereira, Marylena Barreiros Salazar, Nelson Valente, Octavio de Melo Alvarenga, Palmerinda Vidal Donato, Paulo Hirano e Valter Escravoni Alberto.

De acordo com as regras da instituição, formada por 40 membros, o vencedor deve atingir pelo menos 20 votos. Se isso não acontecer, há mais três rodadas no mesmo dia. Em caso de novo impasse, é realizada outra votação em três meses e são abertas novas inscrições ao título de imortal da literatura brasileira.

Leia mais sobre: Academia Brasileira de Letras

    Leia tudo sobre: ablziraldo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG