A uma semana do início, São Paulo faz campanha educativa da Lei Antifumo

SÃO PAULO - Faltando uma semana para o início da fiscalização da Lei Antifumo, que começa no próximo dia 7, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria da Justiça, vai intensificar as blitzes educativas no Estado de São Paulo nesta sexta-feira.

Redação |

Os cerca de 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon percorrerão, a partir das 12 horas, bares e restaurantes para orientar sobre a nova legislação, que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo.

Os fiscais irão orientar proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos, além de tirar dúvidas dos clientes, sobre as medidas previstas na nova legislação. Serão distribuídas aos proprietários e responsáveis cartilhas com explicações sobre a norma.

Os fiscais irão orientar ainda sobre medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos, como remoção dos cinzeiros, eliminação dos fumódromos e afixação de avisos sobre a proibição do fumo em locais visíveis.

Desde o dia 1º de julho, o governo de São Paulo vem realizando ações educativas sobre a nova legislação. Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nas 14.700 visitas realizadas por agentes da Vigilância Sanitária desde o dia 1º, mostrou que 84% dos estabelecimentos comerciais já estão se adequando à nova legislação.

AFP
Multa inicial por descumprimento da lei será de até R$ 1.585
Trata-se de uma iniciativa que visa educar antes de punir. Nossa principal preocupação é que os ambientes fechados fiquem livres da fumaça do cigarro. O ideal é que os estabelecimentos se adaptem a esta nova realidade sem necessidade de multas, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Na capital a blitz irá se iniciar às 12h na rua Tavares Cabral, 119, Pinheiros, zona oeste. A campanha educativa também será realizada em diversas cidades do Estado: Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Franco da Rocha, Itapeva, Jales, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Taubaté.

Leia também:

Leia mais sobre : fumo - cigarro

    Leia tudo sobre: cigarrofumolei antifumo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG