A onipresença do preto no verão 2009

A onipresença do preto no verão 2009 Por Amanda Valeri São Paulo, 19 (AE) - A estação mais quente do ano é sempre invadida por cores vivas e quentes, que transmitem as sensações do clima. Porém, para o verão 2009, o cenário será um pouco diferente.

Agência Estado |

Os desfiles da 25ª São Paulo Fashion Week (SPFW) mostram que o preto, uma cor predominante no inverno, ganhará espaço nos meses que registram as temperaturas mais altas. A estilista Fábia Bercsek usou e abusou da cor na sua coleção, que foi inspirada no universo das bonecas. Em vestidos e saias godês, as peças surgiram com volume, pregas e dobraduras.

A estilista Raquel Davidowicz trouxe às passarelas paulistanas a coleção de verão da UMA inspirada no universo do reaproveitamento de materiais. Tecidos empapelados e prensados surgiram acompanhados da seda, do algodão e do chiffon. Forte presença do preto nos vestidos, saias e bermudas. "O preto vai muito bem no verão, mas depende da personalidade de cada pessoa", disse a estilista.

O estilista Fause Haten, que saiu do grupo I'M para criar sua própria marca, a FH, recriou clássicos que remeteram as criações de Chanel, Dior e Thierry Mugler. O segredo da coleção foi a somatória das peças: organza, seda e algodão se uniram em um único look. O preto mais uma vez direcionou o sentido do desfile.

Na Triton, as roqueiras e borboletas surgiram nas passarelas regidas pelo preto e branco. Com um shape mais justo na parte de cima, as saias surgiram soltinhas e bufantes, com o artifício dos tules. Calças justas e vestidos curtinhos no estilo balonê marcaram presença, claro, acompanhados do preto.

MODA PRAIA
Democracia é a palavra-chave na moda praia. Sem peças cavadas ou pequenas, os biquínis surgem com as laterais mais largas, sutiãs com alças mais largas e cintura (muito) baixa. Os maiôs ora aparecem mais comportados, ora mais ousados - com decotes profundos e vazados nas laterais. As grifes Movimento e Cia Marítima (a primeira se inspirou no universo selvagem, e a segunda na atmosfera dos anos 70) apostaram numa cartela de cores bem ampla - verde, roxo, amarelo, vermelho, azul. Os modelos aparecem lisos, estampados, com aplicações e bordados. A mulher no verão 2009 surge em saltos altérrimos e com muitos acessórios, como pulseiras, colares, saídas-de-banho, coletes, vestidos e macaquinhos.

ESTILO CASUAL
As marcas 2nd floor e V.ROM (esta só para o público masculino) mostraram criatividade e liberdade na combinação de peças. A proposta da 2nd floor nas passarelas paulistanas foi absorver as sensações de um jovem viajante que conhece os quatro cantos do mundo. Peças sobrepostas, cores tônicas com listrados clássicos e um pouco de brilho traduziram a inspiração da marca, que foi influenciada pelas culturas das quatro partes do planeta. Já o estilista Igor de Barros, criador da coleção da V.ROM, se inspirou no olhar do homem ocidental sobre o Oriente. Muita alfaiataria, um shape mais correto - nem tão justo nem largo - nos coletes, bermudas, camisetas e camisas. A gama de cores é de abrir o apetite: laranja, cacau, chá verde, beterraba, água, amarelo açafrão e vermelho páprica.

FIQUE ESPERTA!

A 25ª São Paulo Fashion Week (SPFW) aponta o que será febre - na cabeça, corpo e pés - nas vitrines brasileiras na estação mais quente do ano. O verão 2009 virá conduzido por uma ampla cartela de cores, que vai desde os tons mais neutros até as cores mais vibrantes.

- O dourado estará presente em aplicações e em detalhes, além de ser o tom dominante nos acessórios;

- O zíper deixou de ser apenas um elemento das calças, bermudas e saias e passou a fazer parte dos vestidos e blusas, criando novas formas e expressões;

- A cintura alta continuará no verão, em calças, bermudas e saias, tanto no guarda-roupa feminino como no masculino;

- Nos pés, as sandálias terão saltos altíssimos, finos e mais grossos, com tiras largas, como as sandálias de gladiadores;

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG