Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

A importância do xampu ideal para seu tipo de cabelo

A importância do xampu ideal para seu tipo de cabelo Por Adriana Bifulco São Paulo, 03 (AE) - Cabelo normal, oleoso, seco ou misto. Não importa.

Agência Estado |

Cada tipo precisa de cuidados e xampus específicos. Por isso, não adianta ir à perfumaria e comprar lançamentos aleatoriamente.

"A aquisição de um produto errado provoca um resultado adverso, ou seja danifica as madeixas. Se uma pessoa tem cabelo seco e adquire um xampu para cabelo oleoso, o resultado só pode ser o ressecamento", explica Everton de Freitas, químico e especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos.

De acordo com Freitas, o cabelo humano é composto, em grande parte, por uma proteína rígida chamada queratina que, por sua vez, contém uma grande quantidade de cistina, o seu principal componente. Por isso, a cliente deve adquirir o xampu certo para seu tipo de cabelo, pois cada um tem uma necessidade diferente (veja abaixo, boxe com os tipos de madeixas).

"Na composição de um xampu e de um condicionador não podem faltar produtos diferenciados ricos em aminoácidos (BioStore), proteínas (ProArroz, Protrigo), lipídeos protetores (derivados de karité, oliva, cacau), extratos vegetais e principalmente produtos que contenham em sua composição ativos derivados de silício orgânico e biopeptídeos capilares, prevenindo a queda dos fios e a perda da coloração", explica o especialista.

Para saber qual o estado de seu cabelo, analise se ele está fácil de pentear ou quebra facilmente. Se as melenas apresentarem aspecto pesado, estão sem brilho, ressecadas, embaraçadas e com as pontas quebradas, agende uma hora no cabeleireiro e peça para que ele cuide de seus cabelos.


BOXE: IDENTIFIQUE SEU TIPO DE CABELO

- Cabelo normal - Tem vida e força. As pontas não são quebradiças e os fios têm brilho saudável;
- Cabelo seco - As madeixas têm vida e são fortes, porém difíceis de controlar. As pontas são quebradiças e têm ainda uma cor opaca. Este é o tipo de cabelo mais comum e seu ressecamento pode estender-se ao couro cabeludo, causando caspa;
- Cabelo misto - É seco e oleoso, ao mesmo tempo. Pode parecer um pouco ilógico, mas se você tem o couro cabeludo oleoso e as pontas secas, este é o seu tipo;
- Cabelo oleoso - Pode ser forte ou fraco. Tem aparência pegajosa e gordurosa. Esta condição normalmente se estende até o couro cabeludo, causando coceira e caspa;

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG