A caminho do verão

A caminho do verão Por Giuliana Reginatto São Paulo, 23 (AE) - Que tal um close nos pés? A empresária Jéssica Pereira, 20 anos, exibe os seus sem hesitar. Na página pessoal que mantém na internet há uma imagem deles de pertinho.

Agência Estado |

Não se trata de disfarce: com formas bem desenhadas e rosto de boneca, não lhe faltam belas frações do corpo para mostrar - a começar pelo cabelão sedoso. É assim, armada da cabeça aos pés, que Jéssica se prepara para enfrentar temperaturas altas.

"Procuro esfoliar os pés com mais freqüência no verão do que no inverno, passando de uma vez por semana para três. Também passo hidrante diariamente", diz. Jéssica é boa conselheira. Prova disso é que sua comunidade virtual, chamada Dicas de Beleza, reúne mais de 25 mil participantes.

A médica Karin Ferreira, do setor de Cosmeatria do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal Paulista, também indica o uso intensivo de cremes nos pés para o verão. "Eles devem conter uréia, o que ajuda a remover a casca proveniente do engrossamento do calcanhar", ensina.

A modelo Silvana Mello Ramos, 44 anos, conta que também tem um ritual especial para receber a estação das sandálias. "Uma vez por semana deixo os pés de molho na água morna e passo açúcar com óleo de amêndoa. Ficam bem macios", garante.

Uma pele fininha no calcanhar tem seu charme estético, mas o espessamento da região não é mero capricho da natureza. "Trata-se de um meio de proteção para o calcanhar, é um sinal de que rachaduras podem surgir. Pessoas obesas e gestantes são as mais atingidas pelo problema por conta do excesso de peso sobre a região. Calçados sem apoio para o calcanhar também podem levar a rachaduras", explica Karin.

As unhas do pé, mais expostas durante o calor, merecem atenção em dobro. A cantora Thaís Jaar, 28 anos, cuida das suas com esmero. "No verão evito tirar toda a cutícula porque o pé fica sujeito a infecções, principalmente na praia", diz. Karin concorda com ela. "Não se deve tirar totalmente a cutícula porque ela é a proteção da unha", enfatiza a médica.

Thaís também adota medidas especiais para lidar com pêlos indesejáveis. "Se não agüento esperar para depilar com cera uso lâmina, mas antes aplico esfoliação com açúcar e mel para não encravar." Segundo Karin, o ideal é descartar a lâmina após o primeiro uso. "A reutilização facilita a incidência de pêlos encravados", explica.

Mestre em dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, Adilson Costa recomenda cautela para adeptas da depilação com cera quente. "Não aceite cera reutilizada. O aquecimento caseiro não mata todos os microorganismos, pode haver transmissão de vírus, como os que causam verrugas", detalha.

Se a intenção é caprichar no decote, Costa recomenda proteger o colo. "Ao comparar o colo de homens e mulheres vejo que elas sempre ganham no aspecto de envelhecido. O verão torna o quadro mais crítico porque a pele chega mais sensível e fina do inverno. Até o sol do dia-a-dia pode ser danoso já que a exposição tem efeito cumulativo. Peeling, infiltração de ácido hialurônico e laser são boas formas de tratamento se o estrago já foi feito."

Para se despedir do frio com estilo nada é melhor que um tchauzinho confiante, com braços firmes à mostra. "A região pode ser acometida por sofrimento muscular ou na derme. A parte muscular melhora com ginástica, a derme pode ser tratada com radiofreqüência ou infravermelho, que levam à contração das fibras de colágeno, atenuando a flacidez", diz Costa.

Boxe:
ANA HICKMANN
A genética foi gentil com Ana, mas sua beleza também é fruto de dedicação. Quando os convites para posar de biquíni se multiplicam, investe em cuidados.

AGÊNCIA ESTADO - Que cuidados extras é preciso ter no verão?

ANA HICKMANN - Há uns oito meses deixei de lado o excesso de sol e a pele melhorou. Ganhei várias sardas no nariz por causa do sol , o segredo é usar maquiagem que já vem com protetor. Essa cor em mim é truque de maquiagem. Tenho uma fórmula boa: misture a base de um tom mais escuro que o da pele com a mesma quantidade de iluminador, acrescente o dobro dessa quantia em hidrante. Ponha em um pote e use no corpo todo. Dá uma pinta de bronzeado quando se veste uma saia curta.

AE - Trabalhando tanto, sobra tempo para malhar?

ANA HICKMANN - Não tenho mesmo uma rotina fixa para isso. Como sofro mais com as coxas e o bumbum, quatro meses antes de o calor chegar intensifico os tratamentos com minha esteticista, Gisela Hadad. Ela aplica um aparelho novo, o spectra, associado à radiofreqüência. Isso tonifica a musculatura e reduz medidas. Nessa idade, perto dos 30, a cinturinha já não é a mesma, fica difícil perder peso. Tem de correr atrás.

AE - Beleza custa caro?

ANA HICKMANN - Nem sempre. Duvide de tratamentos que prometem demais, já testei muitos. Há coisas que se pode fazer em casa mesmo. Tomar suco de abacaxi, por exemplo, é bom para desinchar, melhora a retenção. Para o inchaço no rosto, faça um chá de camomila bem forte e deixe na geladeira. Depois, mergulhe o algodão no chá e ponha sobre os olhos por meia hora.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG