Já que produzir animação no Brasil é negócio de risco, daí raro, a estreia do Peixonauta , hoje, na programação do Discovery Kids para a América Latina, tem caráter de ineditismo. No ar desde o ano passado pelo mesmo canal, Princesas do Mar tem criação do brasileiro Fábio Yabbu, mas conta com coprodução internacional.

Por isso, Peixonauta , realizada pela produtora TV Pinguim, de São Paulo, em parceria com o grupo Discovery, é tratada como a primeira série brasileira do canal.

O pioneirismo passa pelo aprendizado dos produtores em financiamento e planejamento. A animação contou com linha de crédito do BNDES e verba que a Ancine destina a encomendas brasileiras por TVs estrangeiras. Para não cair na tentação de usar leis de incentivo sem pensar em retorno comercial, um plano de voo foi previamente traçado. Ao comprar a ideia, o Discovery deu dois anos de prazo para que a produtora entregasse uma série de 52 episódios.

O peixe, que defende questões ambientais e trafega no mundo molhado e no mundo seco (até voa), tem trilha sonora de Paulo Tatit, um luxo para o universo infantil. No ar, 11h30 e 19h30. As informações são do Jornal da Tarde .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.