A 20 dias do verão, Santa Catarina registra 0ºC nesta sexta-feira

Temperatura foi registrada na cidade de Urupema, no Planalto Sul catarinense

AE |

selo

A cidade de Urupema, no Planalto Sul de Santa Catarina, registrou 0ºC durante o começo da manhã desta sexta-feira (2), a exatos 20 dias do início do verão, de acordo com informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciran).

Previsão do tempo: Fim de semana será de temperatura amena no centro-sul do Brasil

AE
Geada atingiu a cidade de Urupema nesta sexta-feira
Na mesma região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma temperatura mínima de 2,6ºC em Urubici e 4ºC em São Joaquim. O frio intenso também foi sentido na serra gaúcha, onde a temperatura baixou para 5,1ºC em Vacaria e em São José dos Ausentes, segundo a Climatempo. 

Quase todas as áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e também o oeste e o sul do Paraná amanheceram com temperaturas próximas e até abaixo dos 10ºC. Esta forte massa polar que entrou no Sul do Brasil ainda será sentida na Região no fim de semana, mas com menor intensidade, de acordo com a Climatempo. 

Chuvas

Nesta quinta-feira, segundo o Ciram, o choque de uma massa de ar quente e seco, junto com a chegada de uma frente fria, resultou em aumento rápido da nebulosidade, provocando pancadas de chuva com bastante trovoadas entre tarde e noite em toda santa Catarina, com temporal, rajadas fortes de vento e queda de granizo, com registros nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde houve prejuízos materiais especialmente na agricultura. 

O maior volume de precipitação foi registrado na cidade de Araranguá (Litoral Sul), onde choveu 16mm, seguida de Florianópolis, onde foram registrados 15,5mm de precipitação. Além da chuva, ventos fortes atingiram o Estado, com rajadas constantes entre o final da tarde e início da noite variando entre 50 a 90km/h, ultrapassando os 100km/h em Araranguá, no sul catarinense.

    Leia tudo sobre: friosanta catarinaurupemaverãoprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG