88 municípios paraibanos estão sendo abastecidos por carros-pipa

JOÃO PESSOA - A ¿Operação Carro-Pipa¿, que leva abastecimento de água para municípios paraibanos que decretaram estado de calamidade pública, em virtude da seca prolongada, está presente em 88 deles. Ao todo, 222 caminhões pipas estão nestas cidades como forma de garantir água para a população. As localidades mais atingidas são as zonas rurais, segundo o Jornal da Paraíba.

Agência Nordeste |

De acordo com o secretário de Infraestrutura da Paraíba, Francisco de Assis Quintans, todos os prefeitos que solicitaram a ajuda junto ao Governo da Paraíba foram atendidas e devem receber o abastecimento, assim que houver liberação de recursos do Governo Federal. Os pedidos encaminhados a gente já foram protocolados pelo Governo e enviados a Brasília para que os recursos sejam liberados junto ao Fundo de Combate à Pobreza, revelou. Assis Quintans acrescenta que todos os municípios que conseguirem apresentar a documentação em tempo hábil receberão o abastecimento. Já os gestores que perderem o prazo para comprovar a situação, mesmo que tenham decretado estado de emergência, não terão direito ao abastecimento.

Quintans explicou ainda que a solicitação dos carros-pipa ao Ministério da Integração Nacional é feita pelas coordenadorias de Defesa Civil estaduais e depois repassada ao Exército, que executa a operação. Entretanto, ele disse que só são atendidos os municípios que estão com os mandados de situação de emergência vigentes pela seca.

Segundo a tenente Siomara, do Setor de Comunicação do Grupamento de Engenharia de João Pessoa, o Exército, através de vários batalhões da capital e do interior do Estado, está fiscalizando as atividades de abastecimento. Em todo a Paraíba, cerca de 100 homens do Exército estão acompanhando as atividades de abastecimento. O Exército faz a fiscalização da distribuição da água e faz a contratação dos pipeiros com recursos fornecidos pelo Ministério da Integração, que distribui uma quantia necessária de acordo com a necessidade com cada município, afirmou.

Neste ano, no Brasil, 543 municípios que estão em situação de emergência por causa da seca prolongada. A Paraíba é o segundo Estado do Nordeste que tem mais municípios recebendo o auxílio. Em agosto do ano passado, apenas 12 municípios contavam com o abastecimento dos carros-pipa. Atualmente são 88, enquanto a Bahia, o Estado com mais municípios atendidos, conta com 107. Além da Paraíba e Bahia, estão sendo abastecido no país municípios, em Alagoas, 33; no Ceará, 72; em Pernambuco, 69; no Piauí, 72; no Rio Grande do Norte, 39; em Sergipe, 10; em Minas Gerais, 41; e em Tocantins, 12.

Leia mais sobre: seca

    Leia tudo sobre: nordesteseca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG