BRASÍLIA - A 95ª Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que 71,4% dos entrevistados avaliam que a violência e a criminalidade no Brasil estão fora do controle das autoridades. 23,2% acreditam que a violência está razoavelmente controlada, enquanto 4% acham que está bastante controlada.

De acordo com a pesquisa, 37,3% acreditam que o tráfico de drogas é a forma de violência que mais ameaça a população. Em seguida está o assalto em casa ou na rua (31,7%), o estupro (10,2%), briga em locais públicos (8%), violência na família (5,9%) e sequestro (4,5%).

Em relação a avaliação dos entrevistados quanto as cidades onde moram, 13,8% classificam como muito violenta; 18,9% como violenta; 28,4% como mais ou menos violenta; 25,7% como pouco violenta e 12,6% como nada violenta.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada nas cinco regiões entre os dias 26 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Segurança Pública

De acordo com a pesquisa, 51,2% dos entrevistados acreditam que os níveis de segurança pública pioraram no País. Apenas 18,7% acham que melhorou. Para 62,2% o combate a violência deve ser um dever do Estado e da sociedade.

Leia mais sobre: violência - segurança pública

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.