Transparência Brasil." / Transparência Brasil." /

70% dos líderes faltaram à maioria das reuniões de comissões temáticas na Câmara

BRASÍLIA - Cerca de 70% dos líderes partidários na Câmara dos Deputados não compareceram a mais da metade das reuniões de comissões temáticas neste ano, segundo levantamento da http://www.transparencia.org.br/index.html target=_topTransparência Brasil.

Redação |

A informação foi retirada do projeto Excelências , que reúne dados sobre mais de 2 mil parlamentares das principais Casas legislativas brasileiras.

A ONG divulgou, em 29 de julho, dados relativos à assiduidade de deputados federais a reuniões de comissões temáticas. O deputado federal Mário Negromonte (BA), líder do PP, afirmou que os líderes de partido desenvolvem atividades que muitas vezes os impedem de comparecer às reuniões das comissões temáticas.

De acordo com a pesquisa, o deputado Mário Negromonte faltou a 98% das reuniões em 2009. Outros quatro líderes não compareceram a 100% das reuniões neste ano.

Segundo a Transparência Brasil, é preciso destacar que o líder de presenças (Hugo Leal) é que tem o menor número de liderados:  o PSC tem só 11 deputados. "Com uma bancada tão reduzida, o número de compromissos é menor, o que permite que ele vá às reuniões das comissão temáticas. Quanto maior a bancada, a tendência é que fique mais difícil para o líder comparecer às reuniões".

Por outro lado, há uma disparidade entre os líderes do quatro maiores partidos (DEM, PMDB, PSDB e PT). "Reparem que o líder do PT é bem mais assíduo que os dos outros três partidos. Márcio França, que lidera um bloco não desprezível (são 49 deputados), também tem um razoável número de presenças", diz a ONG.

A tabela abaixo traz o porcentual de faltas (justificadas ou não) das lideranças em 2009. Veja também a lista completa de assiduidade a comissões temáticas na Câmara dos Deputados.

Parlamentar /UF Partido ou Bloco 2009
Hugo Leal (RJ) PSC 2%
Márcio França (SP) PSB, PCdoB, PMN, PRB 40%
Fernando Coruja (SC) PPS 42%
Cândido Vaccarezza (SP) PT 49%
Ivan Valente (SP) PSOL 66%
Sarney Filho (MA) PV 67%
Jovair Arantes (GO) PTB 73%
Ronaldo Caiado (GO) DEM 96%
Mário Negromonte (BA) PP 98%
Brizola Neto (RJ)* PDT 100%
Henrique Eduardo Alves (RN) PMDB/PTC 100%
José Aníbal (SP) PSDB 100%
Sandro Mabel (GO) PR 100%

(*) no início de agosto de 2009, o líder do PDT na Câmara passou a ser Dagoberto (MS)

Leia mais sobre: Câmara

    Leia tudo sobre: congressoparlamentarestransparência brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG