Capital não terá chuva nos próximos dias
Reprodução: commons
Capital não terá chuva nos próximos dias

As noites de desfile do  Carnaval do Rio prometem ter um refresco. Nos próximos dias, o tempo na capital será típico do outono: dias ensolarados e quentes seguidos de noites e madrugadas com queda de temperatura. Segundo o Climatempo, não há previsão de chuva para, pelo menos, os próximos 15 dias.

Entre quarta-feira e domingo, os termômetros vão variar entre a mínima de 17 graus, previsão para as madrugadas, e com máxima de até 33 graus com a ajuda do sol, presença garantida no período. As poucas nuvens no céu ajudam a dar o tom da estação, permitindo a variação de temperatura diariamente, explica a meteorologista do Climatempo Carine Malagolini Gama:

"Esse é um clima super normal. Durante o outono a gente tem menos nuvens no céu, que servem como cobertor térmico. Há a perda de calor do solo, uma vez que os raios de sol batem e sobem no fim do dia. Se não tem essa cobertura (das nuvens), vai para o espaço, por isso esfria mais. Depois do pôr do sol, a temperatura vai diminuindo gradativamente o nascer do sol de novo. Esse é um padrão mais seco e sem muitas nuvens no céu. No comecinho da manhã e no fim da madrugada pode até formar uma neblina, como na quinta-feira, com possibilidade de nevoeiro."

Quem vai para a Sapucaí acompanhar os desfiles da Série Ouro e do Grupo Especial, a partir desta quarta-feira, pode deixar o guarda-chuva em casa. Mas é melhor levar um agasalho — apesar da expectativa que o samba esquente as noites. A tendência é de queda nos termômetros ao longo da madrugada, e a última escola de cada dia deve entrar na Avenida com a temperatura perto dos 17 graus, bem diferente do mormaço típico do verão, quando a folia é festejada em fevereiro ou março. Haja empolgação para aquecer.

Leia Também

"Tem a influência da atuação de massa de ar seco no centro do país. Não há previsão de chuva para a capital, de quinta até o domingo. Em parte da região da Serra da Mantiqueira pode chover um pouco na sexta, como em Itatiaia. Isso é válido para todo o feriado. Muito sol, muito calor, e temperatura em elevação no período da tarde, as noites ficam mais geladas, com 17 graus a 19 graus de mínima, principalmente à noite", diz Carine.

Ainda segundo a previsão do Climatempo, os dias ensolarados vão contar com ventos calmos, mar sem agitação, com ondas com menos de 1 metro, em todo o litoral. A tendência é que se mantenha durante este mês.

"Até o final de abril o tempo fica mais ensolarado, com pouca nebulosidade sobre o Rio. Há chance de pancadas rápidas de chuva no fim do mês por conta do vento que sopra do mar para a terra. Mas, por enquanto, será de sol, poucas nuvens e nada de frio ou calor extremos pelos próximos 15 dias", afirma a meteorologista.


Veja a previsão, segundo o Climatempo, para o carnaval no Rio:

  • quarta-feira, dia 20: sol e algumas nuvens durante todo o dia. Não chove. Mínima de 17 graus e máxima de 29 graus. Fim da madrugada e início da manhã terá as temperaturas mais baixas.
  • quinta-feira, dia 21: dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. Nuvens aumentam no decorrer da tarde. Não chove. Mínima de 17 graus e máxima de 29 graus. Queda de temperatura a partir da meia-noite, que já deve marcar 22 graus.
  • sexta-feira, dia 22: sol e algumas nuvens durante todo o dia. Não chove. Mínima de 18 graus e máxima de 32 graus. Fim da madrugada e início da manhã terá as temperaturas mais baixas.
  • sábado: dia 23: sol e algumas nuvens durante todo o dia. Não chove. Mínima de 20 graus e máxima de 33 graus. Temperaturas mais baixas a partir da madrugada até o início da manhã.
  • domingo: dia 24: sol o dia todo e sem nuvens no céu. A noite também será de céu limpo, sem nuvens. Não chove. Temperaturas em alta, com mínima de 21 graus e máxima de 32 graus.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!