O vereador do Rio e youtuber Gabriel Monteiro
Renan Olaz/CMRJ - 06.04.2022
O vereador do Rio e youtuber Gabriel Monteiro

Pouco depois das 14h05 desta terça-feira, dia 12, o vereador do Rio, youtuber e ex-PM Gabriel Monteiro (PL) chegou para prestar depoimento no inquérito da 29ª DP (Madureira) que apura uma suspeita de fraude processual. Acompanhado do advogado Sandro Figueiredo, ele afirmou que falaria com a imprensa após a conversa com o delegado.

Na última semana, dois assessores do parlamentar foram a distrital e afirmaram que o político forjou um atentado contra ele e sua equipe, em Quintino, na Zona Norte da cidade, no ano passado. No inquérito inicial, a polícia apurava as tentativas de homicídio contra Monteiro e sua equipe.

Além de Monteiro, outras cinco pessoas, todas assessoras do vereador, foram intimadas a prestar depoimento. Entre elas, seu chefe de gabinete, Rick Dantas.

— Falo com vocês na saída — disse Monteiro.

Segundo a 29ª DP, mais de 25 pessoas já foram ouvidas no inquérito que apura a tentativa de homicídio contra Monteiro e sua equipe. A investigação foi para o Ministério Público do Rio, mas voltou porque os investigadores pediram mais prazo. O caso está sob a responsabilidade da promotora Renata Pereira de Souza da Graça Mello, da 1ª Promotoria de Justiça e Investigação Penal Territorial da Área de Madureira e Jacarepaguá. Assessores de Monteiro já haviam falado, na semana passada, sobre o atentado.

— Sobre a questão do tiro, meu carro tinha uma perfuração pequena, que foi uma criança que caiu com o guidão da bicicleta. Não foi tiro. Mas, quando chegou à delegacia, eu fui buscar um lanche e voltei, Gabriel já estava dando entrevista e falando que o carro tinha sido alvejado — afirmou Robson Coutinho, que é assessor do vereador.

Segundo Coutinho, Gabriel Monteiro teria lhe dito que era para “deixar quieto”, que ele “iria resolver tudo”.

Leia Também

— Prestei depoimento e fui embora. Deixei o carro com ele e, no dia seguinte, o carro foi para uma perícia na Abolição. Não sei o que ele fez. O meu carro, logo em seguida, apareceu com a perfuração — relata. — Não era um tiro de fuzil. Só denuncio agora porque a gente tinha receio de sair daquela bolha e ser prejudicado. Eu temia que ele fizesse algo contra mim e minha família.

Além de Robson Coutinho, o ex-assessor Heitor Monteiro também foi à 29ª DP para mudar a versão apresentada no dia do fato.

— Não tinha tiro. Eu posso afirmar. Ele pediu para a gente falar que teve tiros — disse o ex-assessor que também acusa Monteiro de assédio sexual.

Com base no depoimento dos dois, a polícia vai investigar se a versão é compatível e se o vereador mentiu. Como as duas testemunhas voltaram à delegacia para mudar a versão, elas não serão indiciadas. O vereador deverá ser chamado a depor mais uma vez. Além de prestar esclarecimentos novamente, o carro do assessor de Gabriel poderá passar por uma nova perícia.

Um laudo pericial no carro feito no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), com assinatura do perito criminal Filipe Guimarães Teixeira, datado do dia 2 de agosto de 2021, a que EXTRA teve acesso, afirma que foram constatados “dois impactos de projétil de arma de fogo (IPAFs) no setor lateral direito do veículo, mais especificamente na porta de passageiros, tangenciais, sem apresentar penetração do anteparo”.

Sandro Figueiredo, advogado do vereador, nega as acusações e afirma que seu cliente "jamais utilizou de conduta ilícita e que todas suas atitudes são pautadas na mais extrema legalidade”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!