Usuários mostraram preocupação com falha na plataforma
Herivelto Batista/Ascom MCTI
Usuários mostraram preocupação com falha na plataforma


Após  dez dias fora do ar, a plataforma Lattes voltou a funcionar parcialmente nesta terça-feira. Em nota, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) afirmou que é possível visualizar os currículos depositados no sistema por meio de busca textual no site ou digitando o endereço da plataforma seguido do ID do currículo.

De acordo com o CNPq, o retorno parcial ainda não permite que os pesquisadores atualizem seus currículos. As últimas atualizações registradas ocorreram em 23 de julho, mesmo dia em que a plataforma saiu do ar. Segundo técnicos do órgão, o problema ocorreu devido a um problema em uma peça do equipamento.

Na quinta-feira, foi concluído o backup das informações da plataforma Lattes para um novo equipamento. A expectativa era que o sistema voltasse a funcionar na segunda-feira pela manhã, o que não ocorreu. Com o atraso, parte da plataforma voltou a opera apenas no início da noite desta terça.

"O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações", diz a nota do órgão.

Você viu?

A partir de agora, os pesquisadores já podem baixar seus currículos e enviá-los para impressão. O CNPq afirma, no entanto, que o número de acessos pode deixar o sistema lento.

O problema no acesso à plataforma Lattes gerou apreensão na comunidade científica. Pesquisadores da área atribuíram a queda no sistema ao sucateamento do órgão que tem sofrido sucessivos cortes de orçamento. O CNPq é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, este ano, tem o menor orçamento do século.


“Diante desses eventos sem precedentes, a SBPC vem manifestar sua consternação e preocupação com a evidente fragilidade da infraestrutura do CNPq. A possibilidade de perda ou corrupção de dados das bases de dados da Plataforma Lattes e da Plataforma Carlos Chagas é reflexo dos cortes orçamentários, tornando evidente a urgente necessidade da recuperação da infraestrutura do CNPq, ampliação de seus quadros funcionais e de seu orçamento, para que possa exercer sua função primordial de fomento à pesquisa no país”, diz carta aberta divulgada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!