Ministério Público entra com recurso para aumentar as penas de Ronnie Lessa no caso Marielle
Reprodução
Ministério Público entra com recurso para aumentar as penas de Ronnie Lessa no caso Marielle

O Ministério Público do Rio (MP-RJ) recorreu da sentença contra Ronnie Lessa e outros quatro cúmplices por obstruírem as investigações dos homicídios da vereadora Marielle e Franco e do motorista Anderson Fernandes . Apesar de terem sido condenados, a promotoria quer aumentar a pena. Lessa foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Já a esposa, Elaine Pereira Lessa; o cunhado dele, Bruno Pereira Figueiredo; e os amigos José Márcio Mantovano, o Márcio Gordo; e Josinaldo Lucas Freiras, o Djaca, terão que cumprir quatro anos em regime inicial aberto.

As penas dos cúmplices, conforme decidiu o Juízo da 19ª Vara Criminal da Comarca da Capital, pode ser substituída por duas medidas restritivas de direitos: prestação de serviço à comunidade e limitação de final de semana.

A Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado para o caso Marielle Franco e Anderson Gomes (GAECO/FTMA) quer aumentar as penas e modificar os regimes. O recurso é a primeira ação da nova composição da força-tarefa do caso, desde que as promotoras Simone Sibílio e Letícia Emile deixaram o caso ao entregar seus cargos.

Você viu?

Segundo denúncia do Gaeco/FTMA, os cinco atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios da vereadora e do motorista. Na tarde do dia 13 de março de 2019, um dia após a prisão do sargento reformado da PM, Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Queiroz — este último acusado de atuar na emboscada contra a parlamentar—, Bruno conduziu Mantovano até o apartamento do sargento reformado da PM. De lá, os dois retiraram diversas caixas. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do condomínio.

Em seguida, Mantovano se encontrou com Josinaldo e lhe entregou as caixas, bolsas e malas retiradas do apartamento de Lessa Enquanto Mantovano seguiu para local ignorado, Josinaldo se dirigiu ao Quebra-Mar da Barra da Tijuca, onde alugou os serviços de um barqueiro e lançou ao mar os objetos retirado do apartamento do sargento reformado.


Segundo as investigações da Força-Tarefa do Caso Marielle e Anderson, havia armas de dentro das caixas e da mala. Há indícios de que a HKMP5, usada por Lessa para executar a vereadora, estava junto com as demais. Até hoje a metralhadora não foi localizada pelos investigadores. O plano para descarte das armas e outros objetos de Lessa, de acordo com os investigadores, foi comandado pela mulher e o cunhado de Lessa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!