Cerca de 300 quilos de óleo foram coletados da praia de Itacimirim, no litoral norte da Bahia, até esta segunda-feira (5)
Foto: Ivanaldo Soares /Defesa Civil de Camaçari
Cerca de 300 quilos de óleo foram coletados da praia de Itacimirim, no litoral norte da Bahia, até esta segunda-feira (5)

Mais de 300 quilos de óleo foram retirados da praia de Itacimirim, em Camaçari, no litoral norte da Bahia , desde que manchas de petróleo voltaram a ser vistas na faixa de areia na última quarta-feira. O petróleo foi recolhido pela Defesa Civil do município e pela Capitania dos Portos.

A limpeza da praia ocorre há três dias e ainda não terminou. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari , Ivanaldo Soares, cerca de 80% das placas de óleo foram retiradas e o restante será removido nos próximos dias.

— O material recolhido será enviado para análise no Rio de Janeiro. Mas, pelo que observamos, ainda é o passivo de 2019 , quando apareceu óleo nas praias do Nordeste . Esse óleo agora está petrificado, ele estava impregnado nos recifes, mas a maré alta arrancou e trouxe para a areia. Já era previsto que isso poderia acontecer — explicou Soares.

Desde a última quarta-feira, manchas de petróleo foram vistas em cerca de 200 metros quadrados de faixa de areia, na praia de Itacimirim. Em 2019, foram retiradas 35 toneladas de óleo no local, de acordo com a Defesa Civil de Camaçari.

Você viu?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!