Yanomamis que vivem na comunidade Palimiú, em Roraima
Reprodução
Yanomamis que vivem na comunidade Palimiú, em Roraima

Agentes da Polícia Federal e militares do Exército seguem nesta terça-feira (11), para a comunidade de Palimiú, no interior da Terra Indígena Yanomami, após conflito armado entre garimpeiros e indígenas . O confronto deixou três invasores mortos e seis feridos, entre eles um indígena atingido na cabeça de raspão, de acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye´kuanna, Júnior Hekurari Yanomami. A PF abriu investigação para apurar o caso.

Hekurari afirmou que esteve ontem no local do conflito por volta das 15h15 e confirmou junto com outros indígenas que três garimpeiros foram mortos e outros cinco foram feridos a tiros e flechadas .

"Eles chegaram a entrar na comunidade, eles foram para lá para fazer um massacre. Em 15 dias, é a terceira vez que acontece o conflito na comunidade Paliniú. Precisamos de segurança urgente para as crianças e mulheres. Ele estão armados com armamento de militar, com fuzil, metralhadora".

Segundo ele, foram apreendidos pelos yanomamis que fazem a barreira de controle na comunidade dois quadriciclos, 5 mil litros de combustível e avoadeiras dos criminosos.

"Não descartamos um ataque a qualquer momento por vingança. E todos os materiais deles estão apreendidos na barreira Yanomami - Hekurari".

O confronto se deu quando, por volta das 11h30 desta segunda-feira, sete embarcações de garimpeiros atracaram na comunidade e deram início ao ataque contra os índios. Foi solicitada a retirada da equipe de saúde da Terra Indígena "para resguardar a integridade física dos servidores".

"Dada a gravidade dos fatos e o perigo iminente de novos conflitos, não será possível que a Funai diligencie até a comunidade para colher maiores informações sem que haja escolta das forças de segurança pública", diz comunicado assinado pela coordenadora da Frente de Proteção Etnoambietal Yanomami da Funai, Elayne Rodrigues Maciel.

Procurada, a Funai afirmou em nota que acompanha o caso junto às forças policiais e aguarda mais informações. A comunidade de Palimiú fica à Noroeste de Roraima, cerca de 260 quilômetros da capital Boa Vista.

A Hutukara Associação Yanomami já havia enviado um ofício no último dia 30 de abril para os órgãos federais sobre a ocorrência de tiroteios entre indígenas e garimpeiros no Palimiú, na subida do rio em direção à base de Korekorema, no rio Uraricoera. Cinco garimpeiros foram expulsos pelos índios após o tiroteio. Mas, conforme a apuração, a entidade não obteve retorno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!