PT inicia negociações com partidos de centro por apoio em 2022
Reprodução: iG Minas Gerais
PT inicia negociações com partidos de centro por apoio em 2022

Após a elegibilidade do ex-presidente  Luis Inácio Lula da Silva ( PT ) ser confirmada no plenário do Superior Tribunal Federal ( STF ), o Partido dos Trabalhadores acelerou as negociações junto a partidos de centro para viabilizar a candidatura de seu principal líder. As informações são do jornal A Folha de S.Paulo .

Entre os partidos envolvidos nas tratativas, destacam-se o apoio ao PSD , MDB e PSB nos estados em troca de um apoio na corrida do ex-presidente ao Palácio do Planalto no ano que vem.

“Está claro nas últimas intervenções de Lula que a melhor estratégia é repetir o perfil da candidatura de 2002, abrindo espaço para partidos do centro democrático”, argumentou o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Líderes petistas entendem que é o momento de apostar em alianças opositoras ao Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nas capitais. O posicionamento vai de encontro ao realizado em 2020, quando o Partido dos Trabalhadores lançou candidaturas em 21 das 26 capitais do país.

A tendência é o PT dar 'continuidade' e ter candidaturas próprias apenas em estados em que já governa : Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Outros grandes colégios eleitorals, como São Paulo e Rio Grande do Sul ainda estão indefinidos .


Partidos que se afastaram dos petistas após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), como MDB e PSD , começam a se reaproximar . A avaliação é de que, mesmo sem o apoio formal , o PT consiga declarações favoráveis a Lula dos principais líderes partidários.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!