Saiba como será a nova fase de vacinação no RJ
O Antagonista
Saiba como será a nova fase de vacinação no RJ

Com o novo lote de vacinas, agora da Oxford/AztraZeneca , a prefeitura do Rio de Janeiro , vacinará todos os profissionais de saúde idosos da cidade, ou seja, com 60 anos ou mais, além de terminar a vacinação de profissionais que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus.

As categorais prioritárias são amplas e haverá vacinas ainda para biólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física. Outras novidades são os funcionários envolvidos na realização de exames de Covid-19 e os do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. As novas vacinas recebidas pelo governo estadual do Rio estão sendo distribuídas para os 92 municípios do estado nesta segunda e, das 185 mil doses, a capital receberá 76.530.

A campanha começa nesta quarta (27), nos 236 centros municipais de saúde e clínicas da família, e a previsão é que dure uma semana. Apesar da confirmação da Secretaria estadual de Saúde ( SESS ) de que todas as doses da AztraZeneca seriam aplicadas de uma vez, diferente da vacinação da Coronavac, em que metade do lote foi guardado já que o intervalo entre suas vacinas precisa ser de até 28 dias, a prefeitura afirmou que ainda está aguardando um posicionamento oficial do Ministério da Saúde para definir sua estratégia própria.

Confira as perguntas e respostas sobre a nova fase de vacinação:

Quando começa a nova fase de vacinação?

Na quarta-feira (27). A previsão é que a data seja a mesma de início em todos os municípios da cidade. Vale destacar que, na quarta, ainda estarão sendo vacinados os profissionais de saúde de emergência da capital, pela primeira fase da vacinação, com as doses de Coronavac.

Quem será vacinado na nova fase?

Nesta fase, serão contemplados, com a devida comprovação, as seguintes categorias de profissionais idosos (com 60 anos ou mais): médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Outras duas categorias serão novidade, nessa fase: funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e trabalhadores que realizam exames de Covid-19. Além disso, será finalizada a vacinação dos funcionários de urgência e emergência das unidades hospitalares envolvidos no atendimento à covid-19.

Como será feito o controle?

A prefeitura informou que os profissionais de saúde precisam apresentar "documentação e comprovante de seus conselhos de classe".

Onde serão aplicadas as vacinas?

Diferentemente da primeira fase, em que as vacinas foram, na sua maioria, até o local de trabalho dos profissionais ou aos asilos, dessa vez os profissionais de saúde deverão se dirigir a uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde da cidade. A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou se haverá calendário com dias específicos para cada categoria.

Será necessário agendamento prévio?

Até aqui, a prefeitura não apresentou nenhuma necessidade de cadastro ou agendamento. Como a vacinação está, ainda, restrita a categorias específicas, não há nenhum tipo de site para cadastros abertos à população geral.

Os novos grupos receberão a vacina da Coronavac ou de Oxford/AztraZeneca?

Segundo a prefeitura, nessa nova fase a pessoa receberá qualquer uma das duas vacinas, de acordo com a disponibilidade. Mas, como já foram vacinados cerca de 60 mil pessoas na cidade, com a Coronavac, a nova fase de vacinação terá mais oferta de doses de Oxford/AztraZeneca;

As doses de Oxford/AztraZeneca serão aplicados de uma só vez?

Como o intervalo entre as doses de Oxford/AztraZeneca pode ser de até 90 dias - ou seja, um período três vezes maior que o intervalo da vacina Coronavac - há indicativo de que todas as 176 mil doses que o estado recebeu sejam aplicadas de uma só vez.

A Secretaria estadual de Saúde afirmou que entregará todas as doses recebidas de uma só vez para os municípios, com essa finalidade (com exceção de uma reserva estratégica de 4%). Mas, a prefeitura afirmou que ainda está aguardando um posicionamento oficial do Ministério da Saúde para definir a sua estratégia de aplicação, e se fará reserva de metade das doses, por conta própria, ou não.

Quando a Secretaria estadual enviará a segunda remessa de doses da Coronavac?

Na primeira fase de vacinação, o governo estadual enviou aos municípios metade das 487 mil doses de vacinas Coronavac. A segunda metade ficou guardada na central da Secretaria estadual de Saúde (SES) e a previsão é de distribuição na semana que vem. Já a estratégia das doses Oxford/AztraZeneca foi diferente. Nesse caso, a pasta fez uma reserva estratégica de apenas 4,8% das 185 mil doses recebidas, restando 176.220 para envio aos municípios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!