Barragem
Agência Brasil
Barragem

Em comunicado enviado este sábado, 24, a Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou uma forte tempestade que atingirá Minas Gerais no próximo domingo, 25. O comunicado pedia atenção redobrada para às barragens, que estão em nível 3 de emergência.

Esse nível significa que existe um risco iminente da barragem romper ou entrar em colapso. Atualmente, no estado mineiro tem três barragens nesta situação, sendo elas a BR/B4 da mina Mar Azul, em Macacos, Forquilha III, em Ouro Preto, e a Sul Superior, da mina de Gongo Soco. As três estruturas pertencem à Vale.

Cuidado redrobrado

A ANM pediu que as empresas responsáveis por essas obram redobrem a atenção e o monitoramento dessas estruturas durante o final de semana, por conta do alerta dado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“A Agência Nacional de Mineração pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas – em especial do estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’água dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas”, publicou o órgão em nota na manhã deste sábado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!