Agência Brasil

Polícia Federal deflagra no Pará a segunda fase da Operação Ouro Fino
Agência Brasil
Polícia Federal deflagra no Pará a segunda fase da Operação Ouro Fino

A Polícia Federal (PF) está dando sequência à segunda fase da Operação Ouro Fino, que tem por objetivo o combate à exploração ilegal de ouro no Pará. De acordo com os investigadores, as ações, retomadas ontem (12), visam ao sequestro de aproximadamente R$ 14 milhões em bens.

Até o momento, foram apreendidos mais de 44 quilos de ouro.A PF informa que as ações da Ouro Fino decorrem da Operação Verde Brasil 2, que abrange “um conjunto de atividades estruturadas focadas na proteção e preservação da Amazônia e demais biomas”.

Você viu?

Além dos policiais federais, a operação conta com a colaboração de militares e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santarém, no Pará.

Em nota, a PF diz que a missão consiste na inutilização de máquinas e destruição de pistas de pouso usadas para abastecimento de garimpos clandestinos situados na Reserva Biológica Maicuru, localizada dentro da área paraense conhecida como Renca (Reserva Nacional do Cobre e seus Associados), região que é considerada inóspita e de difícil acesso.

Nesta fase da operação, os investigadores tentam identificar a cadeia criminosa que está envolvida com exploração ilegal de ouro, o que inclui, além da extração, o processamento e a comercialização do metal – crimes que estão previstos pelas leis 8.176/91 (usurpação de bem da União) e 9.605/98 (lavra clandestina).

Os infratores podem pegar penas que, somadas, podem ser superiores a cinco anos de detenção.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!