Ciro Gomes também criticou a postura de Lula e disse acreditar que Bolsonaro não terminará seu mandato.
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Ciro Gomes também criticou a postura de Lula e disse acreditar que Bolsonaro não terminará seu mandato.

O ex-candidato à presidência em 2018, Ciro Gomes, disse acreditar que os candidatos explicitamente bolsonarista irá vencer nas próximas eleições municipais. Além disso, Ciro também afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem poucas chances e vitórias no pleito. A análise foi publicada pelo Valor Econômico nesta terça-feira (22).

“Candidato bolsonarista explícito não ganhará eleições, a não ser como exceção. Esse será um sinal”, disse Ciro, que continuou: “E acho que o PT também tem pouca chance de ganhar as eleições pelo Brasil afora”.

Ciro continuou sua análise criticando o comportamento do ex-presidente Lula e do PT. “Vejo em Recife uma chance, mas a condição de segundo turno para o PT é muito hostil. Lula diz que não assina o manifesto onde está o Chico Buarque, a fina flor da intelectualidade brasileira, porque não é Maria vai com as outras, e em seguida ele vai confraternizar com Renan Calheiros? Essas coisas vão cobrando um preço. O povo não é idiota", analisou o ex-candidato.

Em seguida, Ciro disse que é preciso entender as razões pelas quais as pessoas elegeram Bolsonaro em 2018. "A nossa vida não é fácil. Há um ano e pouco, 70% do eleitorado votou num boçal, bandido, fascista, chefe de quadrilha como Bolsonaro. É o pior tipo de bandido que eu já conheci na política brasileira. Se a gente não entender as razões desse voto de ódio, simplesmente não vamos nos reconciliar com o povo brasileiro", disse.

O ex-candidato disse ainda. que não acredita que Bolsonaro termine o mandato em 2022. “É um palpite mero, mas com raiz em duas constatações. A primeira: só três presidentes no Brasil moderno concluíram seus mandatos: Juscelino, Fernando Henrique e Lula. Características básicas: uma extraordinária capacidade de diálogo, articulação, cooptação e até de suborno dos oponentes, até na conta de certo abuso, como aconteceu com Fernando Henrique e Lula. Bolsonaro é o oposto, é o brigão. Ele desce nos Estados insultando governadores, etc. Segundo: o colapso econômico brasileiro não tem precedente na história. O baronato brasileiro, quem manda no país, sabe muito bem o q ue estou falando e sabem que é verdade”. argumentou.

Por fim, Ciro disse que acredita que Paulo Guedes, ministro da Economia, deverá deixar o cargo em breve. “Na hora em que o Guedes sair, tudo vai se revelar. E isso não demora a acontecer", concluiu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!