Professor foi alvo de racismo durante aula online
REPRODUÇÃO G1
Professor foi alvo de racismo durante aula online


O professor de história Junior, de 39 anos, do Colégio La Salle Abel, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, foi vítima de racismo enquanto ministrava uma aula online. O aluno do 7º ano chamou o professor de "gorila" e " macaco " pelo chat da plataforma. 


O professor disse que não viu a mensagem durante a aula e só ficou sabendo do ataque depois do encerrameto das atividades quando os alunos levaram o caso para a direção do colégio e então ele foi comunicado. 

O crime de racismo ocorreu no dia 18 de junho em uma aula que ocorria por volta das 12h. O professor declarou em entrevista ao G1 que ficou bastante entristecido com a ocorrência e lamentou: “Confesso que racismo é uma coisa que a gente experimenta, infelizmente, cotidianamente pelas estruturas da nossa sociedade, mas foi a primeira vez que experimentei isso na escola, em sala de aula. Isso me deixou bastante triste, mas eu estava lidando também com uma criança de 12 anos”.

Você viu?

O colégio emitiu uma nota. Veja na íntegra:

À Comunidade Educativa


Colégio La Salle Abel:


Tomando ciência da necessidade de elucidação dos fatos referentes ao lastimável ato de racismo que ocorreu recentemente em nosso Colégio, viemos por meio desta reforçar o nosso compromisso com a comunidade lassalista.
Os Responsáveis pelo Aluno envolvido no ato estão cientes, respondendo pela ação do estudante e em diálogo com nossa Equipe Diretiva e Pedagógica, tendo sido informados sobre as penalidades envolvidas no processo. Vale salientar que estamos seguindo as orientações do Regimento Interno da Instituição e foram atribuídas punições de acordo com a gravidade do fato, algumas já cumpridas e outras em andamento, pois avançam do Regimento Interno para as medidas judiciais, que possuem etapas a serem seguidas. Informamos que o Professor, que é Coordenador da Área de Ciências Humanas e, que foi vítima do ato, está sendo acompanhado os desdobramentos e segue sendo acompanhado pela Equipe Pedagógica e participa da criação de um Comitê Interno que promoverá ações de conscientização e debates sobre o tema, além de participar da elaboração de políticas e da orientação dos docentes para abordagem do tema nos diferentes contextos em sala de aula.


O nosso Colégio está pautado na formação integral do estudante. Valorizamos o acolhimento, mas também a firmeza, agindo rapidamente diante de atitudes que não se coadunam com o indivíduo que queremos formar para fazer a diferença na sociedade. O Colégio La Salle Abel é uma instituição católica que preza pelos valores cristãos e pelos valores lassalistas que fazem parte de nosso processo educativo e são vivenciados desde sempre. Há 65 anos transformamos vidas através da educação, o que não é diferente agora. Como educadores, temos o papel de ensinar o caminho certo e o nosso esforço diário é para ajustar a rota e encontrar o caminho do bem e dos valores que pregamos em nosso dia a dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!