Dados do estado de São Paulo já são piores do que os registrados na Espanha antes de lockdown
Agência Brasil/Rovena Rosa
Dados do estado de São Paulo já são piores do que os registrados na Espanha antes de lockdown

Nesta segunda-feira (25), o  governador João Doria afirmou que ainda não há previsão de implementação de lockdown no estado por conta da pandemia do Covid-19. Entretanto, números apontam que o atual cenário já é pior do que o registrado na Espanha, um dos países mais atingidos pela doença , antes do início da medida.

Leia também: Brasil: casos de Covid-19 podem ser sete vezes maiores do que números oficiais

Segundo dados da Fundação Seade, o estado de São Paulo tem 187 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e de cerca de 13,9 mortes a cada 100 mil habitantes, valores que ultrapassam os registrados pelas autoridades espanholas e que motivaram a implementação do lockdown: no dia 29 de março, somava 166 casos e 13,76 mortes a cada 100 mil habitantes.

Até o momento, São Paulo tem um total de 83.625 casos confirmados de Covid-19 e 6.220 mortes. Na época do lockdown espanhol, os números apontavam quase 79 mil casos e mais de 6,5 mil mortes. A grande diferença fica por conta dos óbitos diários, que eram muito superiores no país europeu: 838 mortes, em média, ante 184.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, a Espanha soma 235.400 casos confirmados e já foi ultrapassada pelo Brasil em valores totais . Além disso, tem registrado cerca de 500 novos casos ao dia, valor que fica bem abaixo da média de 15 mil casos diários brasileiros.

Leia também: EUA antecipam bloqueio da entrada de passageiros do Brasil

Outro fator que indica tendência de queda e redução da disseminação da doença é o número de mortes diárias. A última segunda-feira representou o décimo dia consecutivo com valor abaixo de 100 (70), o que elevou o total para 26.834. Com a alta dos últimos dias, o  Brasil já soma 23.473 e pode ultrapassar os europeus ainda nesta semana, assumindo a quinta posição no ranking dos países com maior letalidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!