Governador de São Paulo, João Doria
Governo de São Paulo / Divulgação
Governador de São Paulo, João Doria

As medidas de isolamento adotadas até o momento em São Paulo fizeram efeito para a redução a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19, segundo o governador João Doria. Em algumas regiões da Europa, medidas mais duras como a proibição de que as pessoas saiam às ruas sem motivos definidos como ir à farmácia ou ao mercado estão sendo aplicadas. Durante a coletiva que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), Doria reforçou que o fechamento de serviços não essenciais colaboram para que menos pessoas se contaminem no estado que é o atual epicentro do vírus.

Leia mais: Francesa de 16 anos é a pessoa mais jovem a morrer com Covid-19 na Europa

As recomendações e medidas de restrição de circulação foram implementadas gradativamente nesta semana em São Paulo . Bares, restaurantes e serviços que não são essenciais estão de portas fechadas e proibidos de abrir ao público. 

"O que gostaria de observar se vocês se lembram bem nós éramos praticamente 90% dos casos do Brasil; agora, nós somos 30% dos casos, o que significa que existe uma expansão da epidemia de forma acelerada", disse o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante a coletiva.

"O que mostra para nós neste cenário que as medidas de restrição de mobilidade estão sendo suficientes ou pelo menos colaborando de forma efetiva para que a gente tenha 862 casos [de um total de 2.433 no país]", esclareceu.

Você viu?


O isolamento voluntário dos cidadãos foi outra sugestão dada por Germann. "Estamos fazendo distanciamento social. O próximo passo, se houver necessidade, seria o isolamento social. E se houver necessidade ainda de apertar mais esse cinto, aí seria o lockdown e a característica é o uso da força policial para manter as pessoas em casa", explicou, assegurando que São Paulo ainda não está neste cenário. 


A abordagem de idosos nas ruas por policiais foi cogitada pelo governador João Doria. "Se nós continuarmos ainda vendo em ruas nas áreas de circulação pessoas que visivelmente com mais de 60 anos elas poderão ser abordadas por policiais como por agentes da GCM recomendando que sigam para suas casas", disse. "Já temos mais 70 veículos da polícia militar com alto-falante circulando por áreas adensadas pedindo que pessoas com mais de 60 anos fiquem em casa".

Leia também: Supremo desmarca sessões físicas e vai realizar julgamentos por videoconferência

O número de casos graves de coronavírus em São Paulo com pacientes na UTI aumentou 42% em um dia, passando a 84.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!