Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida no Porto de Santos pela Polícia Federal
Divulgação / Polícia Federal
Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida no Porto de Santos pela Polícia Federal

Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida nesta sexta-feira no Porto de Santos , em São Paulo. A operação foi feita em conjunto pela Polícia Federal e a Receita nos contêineres de exportação para a Europa.

Leia também: Homem é preso após fingir que era mecânico para roubar mulheres

Os agentes interceptaram pelo menos 478 quilos da droga numa carga de madeira com destino ao porto de Antuérpia, na Bélgica. Numa segunda fiscalização, a PF ainda encontrou outros 635 quilos de cocaína escondidos numa carga de grafite com destino ao porto de Roterdã, na Holanda.

A tendência de alta nas apreensões de cocaína ocorre desde o ano passado, quando o Brasil registrou recorde de 75 toneladas interceptadas, entre janeiro até o começo de dezembro, 56% mais do que em 2019, segundo levantamento da Polícia Federal (PF). Em relação a 2012, primeiro registro da série histórica, o salto foi ainda maior, de 275%.

Se os números expõem um rigor maior na fiscalização, revelam também um fato nada animador: há mais cocaína circulando no país. As áreas de cultivo da folha de coca, matéria-prima da cocaína, vêm numa tendência de crescimento, puxada pelos vizinhos Peru, Bolívia e Colômbia, segundo o World Drug Report 2017, relatório produzido pelo braço da ONU para Drogas e Crime (UNODC).

O padrão de exportação das facções vem chamando a atenção das autoridades brasileiras desde 2013. Um ano depois, a Polícia Federal deflagrou a Oversea, primeira operação que identificou o modo de atuação das facções nos portos. Na impossibilidade de guardar seus 16 mil quilômetros de fronteira e impedir a entrada da cocaína, a PF passou a investir na fiscalização na saída.

Leia também: Milhares de mulheres pelo mundo foram às ruas contra a violência de gênero

Em 2019, a polícia já apreendeu 30,6 toneladas de cocaína nos portos, diante das 18 toneladas em 2018: 70% a mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!