Presidente do TJ da Bahia, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, foi afastado por determinação do STJ
Divulgação/TJBA
Presidente do TJ da Bahia, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, foi afastado por determinação do STJ

A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira (19) contra quatro desembargadores e dois juízes do Tribunal de Justiça da Bahia suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de decisões judiciais e grilagem de terras. Dentre os alvos está o atual presidente do TJ da Bahia, desembargador Gesivaldo Nascimento Britto.

Leia também: Julgamento do STF arrisca caso Queiroz, mas não livra filhos de Bolsonaro

A operação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. O STJ também determinou o afastamento dos quatro desembargadores e dois juízes do exercício de seus cargos.Dentre os afastados está o presidente Gesivaldo Britto . Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e quatro de prisões contra pessoas ligadas ao esquema. Magistrados tiveram pedidos de prisão negados.

A investigação do caso começou com suspeitas do envolvimento do presidente do TJ-BA em um esquema de grilagem de terras no oeste da Bahia, caso que também está sob apuração no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em petição ao CNJ, o deputado Valtenir Pereira, da comissão de Agricultura da Câmara, afirmou que "mecanismos sistêmicos de grilagem (...) resultam na manipulação e inserção fraudulenta de dados nos registros públicos de terrenos rurais com vistas ao desapossamento de mais de trezentos agricultores".

Leia também: Toffoli volta atrás em solicitação de dados sigilosos de 600 mil ao Coaf

Segundo a petição, o presidente do TJ-BA tem designado juízes para as comarcas da região com o objetivo de obter decisões ilegais em prol do esquema de grilagem. As defesas dos alvos ainda não foram localizadas para comentar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!