Novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o delegado da polícia federal Alexandre Ramagem
Carolina Antunes/PR - 11.7.19
Novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o delegado da polícia federal Alexandre Ramagem

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu posse na tarde desta quinta-feira (11) ao novo diretor-geral da Agência Brasíleira de Inteligência (Abin), o delegado da polícia federal Alexandre Ramagem que coordenou a segurança da campanha eleitoral após a facada sofrida pelo então candidato em 6 de setembro em Juiz de Fora (MG).

Leia também: Bolsonaro quer trocar "genitor" por "pai" e "mãe" em formulário de passaportes

No discurso de posse, o novo diretor da Abin reforçou a necessidade de modernização da agência e de estar alinhada às novas tecnologias e fazer entregas com mais velocidade.

Ramagem substitui Janér Tesch Hosken Alvarenga, servidor de carreira da agência e indicado ao comando da agência de inteligência em 2016 no governo Michel Temer.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, reforçou na solenidade que a mudança no comando da Abin devido à transformação que a área de inteligência muito rápida nas últimas decadas.

Você viu?

Leia também: Quem é Rodrigo Maia, alvo de bolsonaristas e fiador da maior vitória do governo?

A troca foi anunciada pelo ministro-chefe do GSI em maio. Na ocasião, ele informou que a substituição no comando ocorreu a pedido do próprio presidente.

Bolsonaro, segundo Heleno, buscava um serviço mais alinhando com os avanços da velocidade da informação, colocando um profissional de "outra área de inteligência para ter uma integração maior e uma rapidez maior nas atividades de inteligência."

A indicação de Ramagem para o cargo de diretor-geral da Abin foi aprovado após sabatina em junho pelo Senado. No início do governo, Alexandre Ramagem ocupou o cargo de assessor especial da Secretaria de Governo, ainda sob o comando do ex-ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Leia também: Glenn diz não temer perseguição e confirma que mais vazamentos serão divulgados

O último delegado da PF a dirigir a Abin foi Paulo Lacerda, que deixou a diretoria-geral da Polícia em 2007 e foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!