Existe a previsão de que a barragem de Barão de Cocais pode se romper a qualquer momento entre os dias 19 e 25 de maio
Divulgação/Vale
Existe a previsão de que a barragem de Barão de Cocais pode se romper a qualquer momento entre os dias 19 e 25 de maio

simulado de emergência de barragens realizado hoje (18) em Barão de Cocais, em Minas Gerais, reuniu cerca de 1,6 mil pessoas, representando 26,75% das mais de 6 mil pessoas que eram esperadas. Essa foi a segunda simulação de evacuação na cidade, onde há risco de rompimento na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. O treinamento teve duração de 48 minutos.

Em nota, a Vale diz o objetivo da atividade foi reforçar as orientações e treinamento da população de Barão de Cocais . "A ação foi motivada por eventuais impactos da vibração provocada pelo talude Norte da cava da mina na barragem."

Leia também: Vale inicia construção de barreira para rejeitos em Barão de Cocais

Segundo informações obtidas pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) com a própria mineradora, a barragem pode se romper entre amanhã (19) e 25 de maio.   

Você viu?

A ação foi desenvolvida pela Defesa Civil estadual, com o apoio da Vale , que destacou 350 funcionários para participar da atividade. Também atuaram o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, as polícias Civil e Militar e a Prefeitura Municipal de Barão de Cocais.

Desde o dia 25 de março, quando foi feito o primeiro treinamento, foram instalados sete pontos de encontro na cidade, com funcionamento 24 horas. Na ocasião, no entanto, 2,4 mil pessoas não participaram do simulado.

A barragem está no nível máximo de alerta de risco desde 22 de março. Em 8 de fevereiro, cerca de 400 pessoas das comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo foram removidas preventivamente de suas casas e acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares. Segundo a mineradora, foi respeitada a vontade de cada um.

Leia também: Prefeito diz que Barão de Cocais "morreu"; Vale minimiza riscos em barragem

Além de Barão de Cocais , foram realizados simulados de emergência com residentes da Zona de Segurança Secundária dos municípios de Santa Bárbara, em 29 de março, e São Gonçalo do Rio Abaixo, em 3 de abril.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!