Chuvas fortes na madrugada e manhã de sábado (18) causaram alagamentos e deixaram 70 desabrigados
Reprodução/Twitter
Chuvas fortes na madrugada e manhã de sábado (18) causaram alagamentos e deixaram 70 desabrigados

Fortes chuvas na madrugada e na manhã deste sábado alagaram a região metropolitana de Vitória , no Espírito Santo. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou que vai decretar situação de emergência, após 70 pessoas ficarem desabrigadas na cidade. A Terceira Ponte,  a maior do estado, que liga o município à capital, está parcialmente fechada. 

Leia também: Simulação de evacuação em Barão de Cocais tem menos de 30% do público esperado

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu um aviso especial alertando para os riscos do acumulado de chuva e chuva intensa, de nível Atenção. Além de Vila Velha e Vitória , os municípios atingidos são Anchieta, Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Itapemirim, Itaúnas, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Nova Almeida, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Cruz, São Mateus e Serra.

A chuva também interditou as rodovias BR-101 e BR-262, em Viana, alagou bairros inteiros e terminais de ônibus, e forçou o fechamento de uma maternidade. Os pacientes tiveram que ser transferidos para outras unidades hospitalares pelo Exército.

Ao G1, o governador do estado, Renato Casagrande (PSB), afirmou que é necessário continuar investindo em obras de infraestrutura e drenagem. Casagrande, porém, diz que volume de chuva registrado na região, nas últimas 24 horas, causaria transtornos em qualquer cidade do mundo.

Leia também: Defesa de Queiroz pede ao TJ anulação das quebras de sigilo bancário e fiscal

"Um volume de chuva como esse não tem como não ter problema. São 250 milímetros de chuva em 24 horas e, em qualquer do mundo, seja no Brasil ou na Dinamarca, as pessoas terão problemas. De fato é necessário investimento para que essa água escoe com maior velocidade", diz.

A Federação no Comércio (Fecomércio-ES) avalia prejuízo de R$ 15 milhões por causa da chuva na Grande Vitória, por causa da redução do movimento nas lojas. Como muitos comerciantes tiveram as lojas inundadas e perda de mercadorias, o prejuízo pode ser maior que estimado pela falta de faturamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!