Código Civil permite o casamento infantil (menores de 16) com autorização de ambos os pais ou representantes legais
Pedro França/Agência Senado
Código Civil permite o casamento infantil (menores de 16) com autorização de ambos os pais ou representantes legais

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei da Câmara que impede o casamento de menores de 16 anos. A proposta contra o casamento infantil no Brasil vai a Plenário com regime de urgência pedido pela relatora, senadora Marta Suplicy (MDB-SP). Se aprovado sem alterações, seguirá para sanção presidencial.

Atualmente, o Código Civil permite o casamento infantil (menores de 16 anos) com autorização de ambos os pais ou de seus representantes legais. Esse arranjo civil é admitido para evitar a imposição ou o cumprimento de pena pela prática de crime ou em caso de gravidez. A proposta elimina a exceção.

“O projeto atende a um mundo que mudou. Tem que ser encarada a questão das meninas, e por que não dizer dos meninos também, que são obrigados a casamentos que não fazem o menor sentido”, disse Marta.

A autora do texto, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), afirmou ser necessário eliminar as hipóteses legais que autorizam o casamento de menores de 16 anos dentro do esforço de se reduzir a violência contra crianças e adolescentes . Ela citou o estudo “Fechando a Brecha: Melhorando as Leis de Proteção à Mulher contra a Violência”, elaborado pelo Banco Mundial.

Leia também: Polícia impede casamento arranjado de criança de 10 anos com paquistanês de 50

O casamento precoce, na opinião da deputada, está de mãos dadas com a gravidez na adolescência, o abandono escolar e a exploração, e proibi-lo aos menores de 16 anos em qualquer circunstância é importante para a proteção da infância e da juventude brasileiras, como determina a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O mérito do projeto se cinge à necessidade de se completar e de se aprimorar o processo de mudança das regras da capacidade específica para o casamento, à luz do respeito ao princípio da proteção integral da criança e do adolescente, para que se impeça, em qualquer caso, o casamento do homem e da mulher que ainda não completou dezesseis anos de idade”, sustenta Marta.

Casamento infantil será permitido a partir dos 16 anos

Pesquisa revelou que o Brasil é o quarto país com maior número de registros de casamento infantil no mundo
shutterstock
Pesquisa revelou que o Brasil é o quarto país com maior número de registros de casamento infantil no mundo

Marta ressaltou que a aprovação do projeto não vai criar impedimento legal para o casamento de adolescentes na faixa dos 16 aos 18 anos, desde que autorizado por ambos os pais ou por seus representantes legais.

“A idade mínima para o casamento, tanto do homem quanto da mulher, continua sendo de 16 anos. Na verdade, o projeto apenas proibiu o casamento do homem e da mulher que ainda não houver alcançado essa idade núbil”, explica a relatora no parecer.

Leia também: Mãe engana filha e a leva para casamento arranjado com parente no Paquistão

A proposta se baseou em estudo da organização não governamental Promundo, publicado em 2015, que revelou o Brasil como o quarto país com maior número de registros de casamento infantil no mundo. De acordo com o levantamento, três milhões de brasileiras afirmaram ter casado antes de completar 18 anos, marco da maioridade para atos da vida civil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!