Aeroporto de Guarulhos apresentou reflexos da falha no sistema de radar da Força Aérea Brasileira nesta manhã
Thomaz Silva/Agência Brasil
Aeroporto de Guarulhos apresentou reflexos da falha no sistema de radar da Força Aérea Brasileira nesta manhã

Uma falha no sistema de radar de São Paulo, sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), causou transtornos a alguns aeroportos do estado. O Aeroporto de Congonhas ficou fechado na manhã desta sexta-feira (20) para pousos e decolagens, entre as 10h46 e as 11h32, segundo informações da Infraero, administradora do terminal.

Leia também: Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos no interior de Minas Gerais

No fim da tarde, a Força Aérea Brasileira informou que as instabilidades no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP) decorreram da transição do fornecimento de energia elétrica do abastecimento comercial para o do gerador próprio, que foram registradas às 23h30 de quinta-feira (19), às 4h30 e às 10h30 desta sexta-feira (20).

Segundo a Aeronáutica, o abastecimento de energia elétrica foi normalizado ao meio-dia. “O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou ao longo desta sexta-feira (20) medidas para regularizar o fluxo de tráfego aéreo”, disse, em nota, a Aeronáutica.

Uma das medidas adotadas foi a ampliação, nesta sexta-feira, do horário das operações dos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, acrescentou o texto. Segundo a Aeronáutica, em nenhum momento a segurança de voo foi comprometida.

Leia também: Piloto diz ter feito pouso forçado após dois homicídios em pleno voo

Prejuízos

Em Congonhas, entre 6h e 12h, havia 110 partidas programadas, das quais 21 atrasaram e duas foram canceladas. Apenas entre 11h e 12h, das 17 partidas programadas, 12 atrasaram, mas nenhuma foi cancelada.

O Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro, localizado na cidade de Guarulhos, apresentou também reflexos da falha no sistema de radar nesta manhã, mas não chegou a fechar para pousos e decolagens.

Segundo informações da concessionária GRU Airport, interrupções no sistema de radar ocorreram entre 23h15 e 0h24, 4h03 e 5h20 e 10h50 e 11h40. Neste momento, o aeroporto opera sem restrições.

Foram registrados hoje um total de 201 pousos e 177 decolagens. Até as 13h, o aeroporto recebeu 84 voos atrasados de outros aeroportos e oito chegadas foram canceladas. No intervalo entre 0h e 13h, 86 partidas tiveram atrasos acima de 30 minutos e três foram canceladas. Apenas entre 12h e 13h, seis decolagens atrasaram.

Problema em redar da Força Aérea Brasileira

Em junho, os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos ficaram fechados para pousos e decolagens por pouco mais de uma hora. Segundo a Força Aérea Brasileira, a causa do problema nos voos de São Paulo foi o desligamento de um radar de controle de voos às 8h12.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!