Durante o jogo do Brasil, serviços essenciais deverão ter escala para assegurar a continuidade sem interrupção
Cristiane Mattos
Durante o jogo do Brasil, serviços essenciais deverão ter escala para assegurar a continuidade sem interrupção

Hoje é mais um dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol. A partida desta sexta-feira (6) é pelas quartas de final do Mundial, contra a Bélgica. Além de ser o último dia útil da semana e dia de jogo do Brasil, hoje é véspera de feriado para quem vive em São Paulo, já que, na próxima segunda-feira (9), é celebrado o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, data que tornou-se feriado no estado em 1997.

Como nas outras partidas, o  jogo do Brasil  de hoje mudará o horário de funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por exemplo, as agências bancárias abrirão das 9h às 13h .

Jogo do Brasil afeta expediente em Brasília

Mais uma vez, como nos primeiros jogos, os órgãos do governo do Distrito Federal terão o expediente com funcionamento parcial, até às 12h. No jogo anterior, a administração decidiu adotar o dia como ponto facultativo.

Já o Tribunal de Justiça do DF terá expediente das 8h às 12h30. Por sua vez, os serviços essenciais deverão ter escala para assegurar a continuidade sem interrupção.

No comércio, conforme convenção coletiva acordada entre Sindicato dos Empregados do Comércio do DF (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas de shoppings e de rua vão ficar abertas até 14h30, dispensando seus empregados até 17h30.

Ponto facultativo no Rio de Janeiro

No Rio, a decisão foi outra: o governo e a prefeitura da capital decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira (6). Frente a isso, no governo, o Detran não vai funcionar para atendimento ao público e o Tribunal de Justiça vai funcionar apenas das 8h às 12h.

Leia também: Vai assistir jogos da Copa no trabalho? Confira o que você pode e não pode fazer

As unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação funcionarão normalmente no período da manhã, até às 12 horas. As escolas da rede municipal de ensino estarão com aulas no período da manhã. Apenas o turno da tarde não terá aulas.

Na prefeitura do Rio os órgãos e entidades da administração direta e indireta funcionarão das 8h às 12h, com exceção das repartições onde os serviços não podem ser paralisados e nas unidades de saúde municipais, que terão expediente normal.

Além disso, uma resolução da Secretaria Municipal de Saúde estabelece funcionamento normal em suas unidades, inclusive nos órgãos vinculados à Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses: Super Pronto Atendimento à Fiscalização Sanitária, Laboratório Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) preparou um esquema especial de limpeza nos dias de jogos da seleção. Os locais de maior concentração de torcedores, como o Alzirão, a Fan Fest da Praça Mauá e o Parque Madureira, receberão reforço.

Pré-feriado em São Paulo

Apesar de ser pré-feriado, o rodízio municipal de veículos funcionará normalmente nesta sexta em São Paulo . Além disso, o expediente em todas as 72 unidades de atendimento do Poupatempo será parcial, sendo que o expediente hoje se encerrará às 12h.

O funcionamento dos postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais será realizado até as 13h. Por sua vez, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) terão expediente encerrado às 12h. As agências dos Correios ficarão abertas até às 14h.

Leia também: Veja onde será ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste funcionarão normalmente, nesta sexta de jogo do Brasil , assim como as feiras livres, mercados municipais e sacolões. 

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!