Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência nesta sexta-feira (25), acompanhando outras cidades
shutterstock
Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência nesta sexta-feira (25), acompanhando outras cidades

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu decretar estado de emergência nesta sexta-feira (25), quinto dia consecutivo da paralisação dos caminhoneiros , que acontece em todo o País.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo destaca que a medida permite que o governo municipal faça compras sem licitação, requisite ou apreenda bens privados. Com isso, por exemplo, o  combustível que esteja estocado em um posto poderá ser apreendido. Além disso, o estado de emergência permite que a prefeitura realize gastos sem depender de empenho orçamentário.

Covas determinou também a criação de um comitê de crise que vai avaliar e tomar as medidas necessárias. Ainda segundo a prefeitura, esse conselho será presidido pelo prefeito e será composto pelos secretários de Justiça, Governo, Comunicação, Fazenda, Segurança Urbana, Procurador Geral do Município.

Leia também: Padilha diz confiar no acordo com caminhoneiros, mas evita prever normalização

Na nota, o prefeito da capital paulista anuncia que, caso continue a situação de desabastecimento provocado pelas manifestações, pode haver  decretação de feriado municipal. Dentre as medidas a serem adotadas estão a suspensão de serviços administrativos não essenciais com vistas à economia de combustível.

Você viu?

O estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública, como foi realizado na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, que está sem combustível há alguns dias e tem serviços básicos afetados. 

"A Prefeitura da capital paulista, com o auxílio da Polícia Militar, continua empenhada em fazer valer a liminar obtida na quinta-feira, que obriga os grevistas a suspender atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais", diz a nota de SP.  

Cidades em estado de emergência 

A prefeitura de Campinas, maior cidade do interior paulista, decretou que a decisão foi tomada para “resguardar serviços que são plenamente essenciais, como coleta de lixo, transporte público, ambulâncias, entre outros, e para evitar colapso em áreas imprescindíveis para a população”.

Leia também: Temer autoriza uso das Forças Armadas para liberar vias após quebra de acordo

Ainda no estado de São Paulo , as cidades de Jundiaí e Botucatu também decidiram decretar estado de emergência ontem devido à greve dos caminhoneiros e do desabastecimento que atinge diversos setores. Outros estados do País que já têm cidades na mesma situação, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!