prédio desaba na avenida Rio Branco após ser consumido pelas chamas
Corpo de Bombeiros de São Paulo
prédio desaba na avenida Rio Branco após ser consumido pelas chamas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, declarou na manhã desta terça-feira (1º) que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está atendendo as famílias que ocupavam o prédio que desabou por conta de um incêndio no início desta madrugada , no Centro da cidade. 

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Sabará, afirmou à Globonews que, após o incêndio , mais de 90 famílias já haviam sido atendidas até às 9h de hoje, totalizando 248 pessoas auxiliadas pela prefeitura.

De acordo com Covas, o prédio pertencia à União, mas a prefeitura já havia tentado desestimular as ocupações irregulares, prevendo riscos. “A prefeitura fez o limite do que poderia fazer. Não podemos obrigar as pessoas a sair”, afirmou, em entrevista coletiva concedida pela manhã.

Covas ainda declarou que 150 famílias que viviam no prédio e entorno do local já estavam cadastradas junto à Secretaria de Habitação, sendo que 25% dessas famílias são estrangeiras.

O prefeito e a Secretaria da Assistência Social confirmaram que as pessoas que ocupavam o edifício serão encaminhada para abrigos e depois, poderão receber um auxílio aluguel, para se reestabelecerem. No entanto, muitos moradores do local não aceitam ser levados para abrigos, e alegam não ter para onde ir.

De acordo com a prefeitura, 8 prédios do entorno do local têm ocupações. Bruno Covas afirmou que em toda a cidade de São Paulo há pelo menos uma centena de prédios invadidos.

Até o momento, quatro pessoas estão desaparecidas por conta do desastre. No início do dia, o Corpo de Bombeiros chegou a informar que uma pessoa havia morrido, mas voltou atrás, e ainda não há informação oficial sobre mortes.

Você viu?

Leia também: Quatro pessoas são mortas em favela na zona oeste do Rio de Janeiro

Incêndio

Dois prédios foram tomados por um incêndio de grandes proporções na capital paulista na primeira hora do dia. Um deles, desabou por volta das 2h50, enquanto o outro teve o fogo contido, mas voltou a ficar em chamas logo depois. 

Os dois edifícios estão localizados na esquina da avenida Rio Branco com a rua Antônio de Godói, no Largo do Paissandu, região conhecida como centro velho da cidade.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo fez uma grande mobilização para conter o incêndio chegando a envolver 57 viaturas e 160 homens de seis grupamentos (1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 17º). No início havia apenas 20 viaturas e 45 homens, mas com a gravidade, mais bombeiros foram acionados conforme Twitter da corporação.

O incêndio começou no quinto andar do prédio, conforme relatos de vizinhos. Logo tomou grande proporções, resultando na queda da edificação.

O prédio de 26 andares era uma antiga instalação da Polícia Federal e era ocupada por moradores sem-teto há alguns anos. Ainda se desconhece a origem do incêndio.

L eia também: Lojista, mulher é feita refém pelo próprio namorado no Shopping Pátio Paulista

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!