Deslizamento derruba casas e mata uma criança em Mauá

Duas residências foram atingidas e a parede da casa de alvenaria onde um garoto dormia com o pai cedeu; ele chegou a ser socorrido mas não resistiu

Casas atingidas em deslizamento foram interditadas e famílias foram notificadas a deixar área de risco imediatamente
Foto: Reprodução/Facebook
Casas atingidas em deslizamento foram interditadas e famílias foram notificadas a deixar área de risco imediatamente

Um deslizamento de terra na cidade de Mauá , região metropolitana de São Paulo, resultou na morte de uma criança de 10 anos. Duas residências atingidas e a parede da casa de alvenaria onde o garoto dormia com o pai cedeu. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu de parada cardiorrespiratória, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O pai da criança foi encaminhado para o hospital com ferimentos.

Leia também: Ex-governador do Amazonas é preso de novo e passa réveillon em cela da PF

As duas casas foram interditadas pela Defesa Civil e as famílias foram notificadas para deixar a área imediatamente. Cerca de 300 famílias vivem nesta região, na periferia de Mauá, em situação de risco. A prefeitura informou que planeja construir prédios populares próximos ao local do deslizamento para retirar os moradores,.

Orientações

A Defesa Civil de São Paulo alerta para os riscos de deslizamento em decorrência das chuvas fortes de verão. O órgão destaca alguns sinais que indicam riscos de desmoronamento. As principais são as rachaduras e trincas, que podem ser o primeiro sinal de um desmoronamento no futuro. No entanto, nem todas as fissuras representam essa possibilidade, pois é comum que as construções se adequem às movimentações naturais do solo e passem pelo processo de dilatação.

Leia também: Após réveillon, três mil garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana

Segundo o órgão, também vale ficar atento às saliências no chão ou nas paredes. Um piso estufado pode ser ocasionado por recalque no solo. Isso significa que, enquanto uma parte está cedendo, outra está na mesma posição. 

Além disso, a Defesa Civil diz que a inclinação anormal de árvores, postes ou muros também pode indicar risco de desmoronamento Até mesmo a água que consumida em casa pode ajudar a verificar a possibilidade. A água mais suja pode ser resultado de um cano com vazamento, que pode causar infiltrações no terreno e falicitar o processo de desmoronamento .

Leia também: Protestos contra governo do Irã deixam ao menos dez pessoas mortas

Também é possível perceber indícios de deslizamento por meio dos sons. Estalos na estrutura, por exemplo, podem significar que o local já está entrando em colapso. Portanto, ao perceber essas possibilidades, recomenda-se chamar um técnico para avaliação. 

*Com informações da Agência Brasil